Notícias
OPORTUNIDADE
Inscrições abertas para cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais de Saúde
Podem participar do processo seletivo do PROAPS profissionais de saúde de nível médio e superior da área da saúde.
Belém (PA) – Estão abertas, até o dia 31 de janeiro, as inscrições para a 42ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais de Saúde (PROAPS), que será realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), pertencentes ao Complexo Hospitalar Universitário da UFPA/Ebserh e na área de alimentação coletiva dos Restaurantes Universitários (RU/UFPA). Podem participar do processo seletivo profissionais de saúde de nível médio e superior. O valor é de R$30 (nível médio) e R$50 (superior).
O PROAPS tem a finalidade de aperfeiçoar profissionais de saúde com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando-o para o exercício na especialidade escolhida com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, capazes de atuar com competência na área específica de formação. Nesta edição, estão sendo oferecidas 123 vagas, sendo 68 para nível superior e 55 para nível médio, distribuídas nas diversas unidades hospitalares e/ou área de atuação. O profissional deverá concorrer apenas a uma vaga e a uma categoria profissional.
O início da capacitação está previsto para 1º de abril com término em 28 de junho. A carga horária diária é de seis horas. A coordenadora do PROAPS, Gilka Alves Barreiros, explica que o curso proporcionará o aperfeiçoamento profissional na modalidade prática. “O curso já existe desde o ano de 2002 e estamos na 42ª edição, que ocorre a cada semestre”, disse.
Processo seletivo
Ele é composto por duas etapas, de acordo com a categoria profissional. A primeira compreende prova objetiva, que será aplicada somente para a categoria de Técnicos em Enfermagem, de conhecimentos específicos conforme conteúdo programático
previamente estabelecido e anexado no edital, de caráter eliminatório e classificatório. Para essa categoria não será aplicada avaliação de currículo.
Já a segunda etapa é composta por avaliação curricular, que será aplicada para as demais categorias de nível médio e nível superior, de caráter eliminatório e classificatório, e mediante análise de documentos. Nesta etapa não será aplicada prova objetiva.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) pertence à Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Luna Normand