Notícias
HUJBB está entre os hospitais com alta conformidade em segurança do paciente
O Hospital Universitário João de Barros Barreto, que faz parte do Complexo Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e é integrante da Rede Ebserh, está entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022. O percentual alcançado de 100% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo pode ser a acessado na Declaração da ANVISA.
Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.
“Desde que o programa de segurança foi implantado em 2016, o HUJBB vem melhorando e aperfeiçoando a gestão desse programa, implementando todas aquelas ações previstas nas resoluções Anvisa como obrigatórias para dentro de um hospital, e também iniciando ações que, mesmo não sendo obrigatórias, são conhecidas pelas boas práticas mundiais de segurança do paciente”, ressalta Lourival Marsola, médico infectologista e chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do hospital.
Cultura de segurança
Para Marsola, o resultado da avaliação é uma maneira de reconhecer o movimento interno em curso na unidade hospitalar de melhoria não somente das práticas de segurança, mas também da cultura de segurança. “O que a gente espera daqui para a frente é que de fato a segurança do paciente passe a ser uma estratégia institucional não somente no hospital universitário, mas também em todos os hospitais do Brasil”, observa. “Afinal de contas, a cultura de segurança do nosso paciente deve ser prioritária; e o modelo institucional de assistência precisa ser aquele que coloca o cuidado centrado no paciente”, destaca.
O gestor chama a atenção para o fato de que as metas e boas práticas no campo da segurança do paciente são processuais, necessitam de atualizações e monitoramento constantes. “É interessante que a gente entenda que essa alta conformidade não significa que já temos todas as boas práticas implementadas e com todos os resultados satisfatórios; os resultados precisam ser melhorados. E a partir do momento em que as metas definidas internamente forem sendo conquistadas, novas metas de melhorias serão alcançadas”, complementa o gestor.
Conformidade a indicadores
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.
Conheça o relatório completo da Anvisa
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.