Notícias
FORTALECIMENTO
Hospital Barros Barreto recebe visita técnica da comitiva do Fonajus Itinerante
Visita simbolizou um compromisso conjunto para melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Foto: Érika Miranda/ TJPA
Belém (PA) – O Hospital Universitário João de Barros Barretos (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, no dia 11 de setembro, a visita da comitiva do Forúm Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da iniciativa foi conhecer a realidade local e fortalecer a cooperação entre o sistema de justiça e a instituição.
A visita contou com a participação da conselheira do CNJ, Daiane Nogueira de Lira, da juíza de Direito e coordenadora estadual do Comitê de Saúde do Pará, Kátia Parente Sena, além de outros representantes. A comitiva foi recepcionada pela superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, pelo gerente administrativo Daniel Serique, pela gerente de Atenção à Saúde, Rita Medeiros e pelo Gerente de Ensino e Pesquisa Pedro Piani.
A conselheira do CNJ, Daine Nogueira de Lira, destacou a importância de aproximar a Justiça da realidade enfrentada na saúde pública. “ Viemos ao hospital, que é referência em diversas especialidades, para conversar com a administração e saber dos desafios da saúde no Pará. Ouvindo a realidade a partir do atendimento e das necessidades da população. É muito importante conhecer a realidade local, ter a percepção das necessidades, onde as pessoas estão e como está sendo esse atendimento, porque, infelizmente, muitas vezes, é a falta desse atendimento em saúde pela rede de atendimento que acaba ocasionando ações judiciais”, explicou.
Na reunião, o hospital Barros Barreto foi reconhecido como uma grande referência regional em diversas especialidades, além de desempenhar papel estratégico na formação de estudantes e no desenvolvimento de pesquisas clínicas. Durante o
diálogo, foram debatidos temas como a necessidade de ampliação da rede oncológica e os desafios relacionados à saúde indígena.
A superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, ressaltou que o encontro representou um marco na aproximação entre o Judiciário e os hospitais. “Nós tivemos muita alegria em receber o Fonajus Itinerante. Essa aproximação é importante porque muitos processos judicializados precisam ser compreendidos à luz do funcionamento do SUS. É fundamental que o Judiciário conheça como a assistência funciona”, afirmou.
Segundo a gestora, a visita também simbolizou um compromisso conjunto para melhorar o atendimento aos usuários do SUS. “Eu posso até dizer que houve um pacto de compromisso entre o Judiciário e os nossos hospitais, no sentido de caminharmos juntos e resolvermos os problemas do usuário de maneira mais rápida, garantindo que tanto a assistência quanto o Judiciário respondam a essas necessidades”, completou.
Fonajus Itinerante
O Fonajus Itinerante é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que percorre o Brasil em articulação com os Comitês Estaduais de Saúde para implementar a Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde (Resolução CNJ n. 530/2023). O programa busca fortalecer a atuação do Judiciário nas demandas de saúde, promover capacitação, ampliar o diálogo interinstitucional e incentivar a desjudicialização.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.