Notícias
Capacitação
Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh integra projeto de Prevenção do Câncer na Atenção Básica
A Universidade Federal do Pará, por meio do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, com atuação de profissionais do Hospital Universitário João de Barros Barreto - referência no Estado do Pará para assistência em saúde e atenção oncológica, assim como na formação de profissionais para o SUS - está desenvolvendo ações de responsabilidade social, estreitando as relações com as metodologias ativas de capacitação / educação permanente, envolvendo cinco cursos de graduação em saúde (Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia) e três cursos de pós-graduação stricto sensu (Oncologia e Ciências Médicas; Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia; e Ciência do Movimento Humano).
Este projeto tem como prioridade qualificar equipes da atenção básica (400 profissionais), em cinco municípios do estado do Pará, reduzindo as desigualdades de formação, atualização e acesso técnico e científico existentes na região Amazônica para a prevenção dos cânceres de colo de útero, mama, cólon e estômago. As estratégias de Educação Permanente e Continuada em Saúde possibilitam fomentar o fortalecimento da linha de cuidado para o controle do câncer, assim como a sensibilização dos profissionais para adoção de práticas baseada em evidências.
Para atuação e reforço da rede de atenção básica à saúde foi desenvolvida estratégia de qualificação, divulgação de conhecimento e proposta de intervenção sobre prevenção dos cânceres acima citados. A temática está em consonância com a política de atenção à saúde e a realidade do território paraense.
Enquanto, nos países desenvolvidos, predominam os tipos de câncer associados à urbanização e ao desenvolvimento (entre outros, pulmão e próstata), nos países de baixo e médio desenvolvimentos, ainda é alta a ocorrência de tipos de câncer associados a infecções, condições sanitárias inadequadas, alimentação e outros hábitos de vida, entre eles, o câncer de colo do útero, estômago, cólon e mama.
O projeto de extensão financiado pelo Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, aprovado em 2019, intitulado "Prevenção do Câncer na Atenção Básica: integração entre formação e assistência", coordenado pelos professores Samia Demachki, Williams Barra e Simone Conde, iniciou com a primeira oficina voltada para graduandos da área da saúde em 16 de março de 2022, após 2 anos de espera em virtude da pandemia.
E em 4 e 5 de maio próximo será realizada a primeira Oficina de Capacitação na Atenção Básica, no município de Belém.
Além das oficinas também serão produzidas Cartilhas e um aplicativo voltado para que tanto profissionais da saúde, quanto usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tenham acesso à informação sobre a prevenção do câncer. "O projeto investe na formação dialógica como um fundamento do cuidado na perspectiva da integralidade e da universalidade. E nesta navegação pelas águas de nossas experiências, de nossas práticas e de nossos saberes, a construção das Cartilhas de Prevenção ao Câncer e de um Aplicativo significa disponibilizar para equipes de saúde um material educativo que dialogue com suas realidades, ampliando as possibilidades de uma assistência à saúde ética, resolutiva e comprometida com as necessidades das pessoas", ressalta a professora-doutora Sâmia Demachki, uma das coordenadoras do projeto.
As Cartilhas e o Aplicativo serão instrumentos de mobilização, estímulo e apoio para as equipes de saúde em seus planos e projetos terapêuticos, compreendendo os processos de cuidar e educar como indissociáveis no cotidiano de nossas vidas. Assim, reafirmamos o vínculo ético com as pessoas, o compromisso com a educação permanente em saúde e a defesa intransigente do Sistema único de Saúde (SUS), entrelaçando saberes e buscando contribuir para práticas de atenção à saúde que fortaleçam o cuidado integral e humanizado.
SERVIÇO
Projeto "Prevenção do Câncer na Atenção Básica: integração entre formação e assistência".
Oficina de Capacitação na Atenção Básica no município de Belém.
Data/hora: 4 de maio, de 8h às 12h e de 14h às 18h; e dia 5 de maio de 2022, de 8h às 12h
Local: Auditório Monteiro Leite, Instituto de Ciências da Saúde (UFPA/ICS) - Avenida Generalíssimo Deodoro, 01, Umarizal.