Notícias
PROJETO
Polvos de crochê irão ‘acolher’ bebes na UTI Neonatal da MEJC
A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), filial da Rede Ebserh, recebeu na última semana, polvos feitos de crochê. O material feito de algodão foi entregue por voluntárias que atuam junto ao “Projeto Octo Brasil – Natal”, que também possui ações parecidas em várias cidades do Brasil e será disponibilizado para os bebes prematuros da instituição.
Embaixadora da Octo Brasil em Natal, Andreza Paiva, explica que os objetos artesanais são feitos através da técnica japonesa, Amigurumi, específica para confecção de brinquedos de crochê. “Os polvos são inspirados em uma iniciativa adotada na Dinamarca em 2013 e, são produzidos por artesãs voluntárias, suas fibras são siliconadas e antialérgica”, afirma.
“A Januário Cicco é a primeira instituição no Estado a receber o projeto e colocar os polvos em contato com os bebes prematuros”, completa.
Muito além de um brinquedinho, os polvos de crochê além de dar mais aconchego ao recém-nascido, ainda diminuem os riscos de o bebê puxar os dispositivos médicos e também ajudam no posicionamento do neném na incubadora, funcionando de maneira semelhante aos rolinhos de posição.
“É um projeto de humanização. Com esse carinho, o bebê fica mais calmo, contém seu gasto de energia e tem um ganho corporal melhor e após a alta hospitalar poderão levá-los para casa”, afirma a médica e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da MEJC, Alane Fernandes.
Para saber mais sobre o projeto acesse o link: http://www.projetooctobrasil.com.br/
Sobre Ebserh
Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Por João Pedrosa