Notícias
OUTUBRO ROSA
MEJC realiza ações de prevenção ao câncer de mama
Referência em saúde da Mulher no Estado do Rio Grande do Norte, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e filial da Rede Ebserh, realizou entre os dias 29 e 31 de outubro, diversas ações alusivas à prevenção do câncer de mama.
A ação faz parte do Outubro Rosa, movimento conhecido mundialmente que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos.
Este ano o atendimento foi destinado para servidores e terceirizados da UFRN, colaboradores internos da MEJC e 06 municípios do interior do Estado: Acari, Jucurutu, Jardim do Seridó, Pitangui, São José do Seridó e São Tome. Em média foram realizadas 360 consultas com mastologistas, 150 mamografias e 75 ultrassonografias mamárias.
A dificuldade das pacientes, público alvo da campanha, foi fundamental para a instituição focar nos municípios assistidos. É o que aponta a paciente Ana Thereza Soares, 49 anos, cabelereira. Residente na cidade de São Tomé, ela é assistida pela maternidade desde 2016 e se mostra satisfeita com a ação. “Realizar exames no médico da minha cidade é muito difícil, como também é complicado vir a Natal se não for nestas campanhas, fica muito caro. Todos os anos procuro participar de campanhas como esta, hoje fui atendida e encaminhada para realizar a ultrassonografia mamária. Espero que esteja tudo bem”, relata.
O trabalho conjunto da instituição com outras entidades da sociedade civil é fundamental para o sucesso de ações como esta. Segundo Fabiana de Carvalho, 40 anos, agricultora e moradora de São Tomé, o grupo Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer foi fundamental para a participação dela no evento. “Nunca fiz nenhum exame na mama. Amamentei meus dois filhos e não sinto nenhuma dor. Foi numa reunião no grupo que faço parte em minha cidade, que falaram sobre a campanha e nos estimularam a participar. Sei que precisamos nos cuidar, mas é muito difícil conseguir encaminhamento”, afirma.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. No primeiro semestre de 2018, a MEJC realizou 4108 procedimentos, destes, 1611 consultas com mastologistas e 1785 exames de mamografia.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.