Notícias
TELESSAÚDE
Disponibilizado curso sobre manejo do aleitamento materno
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que cerca de 60% das crianças brasileiras se alimentam, exclusivamente, por meio do aleitamento materno, até os quatros meses de idade. Apesar de apresentar números significativos, é preciso continuar estimulando esse processo. Com esse objetivo, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) produziu o curso Manejo do Aleitamento Materno, já disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS – AVASUS.
Destinado aos profissionais de saúde, tanto da atenção primária à saúde quanto da atenção hospitalar, o treinamento tem como foco a capacitação desses profissionais quanto ao manejo clínico da amamentação para atender mulheres, crianças e suas famílias quando precisam de apoio para estabelecer e/ou manter a amamentação.
A gravação das imagens para a produção foi feita nas dependências da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Rede Ebserh/MEC. A escolha da instituição potiguar se deu pelo fato da Maternidade ser referência nacional no processo de aleitamento materno, com o desenvolvimento de atividades como o Banco de Leite.
Dividido em 7 módulos, o curso aborda os principais tópicos sobre o manejo da amamentação, desde a gestação até os dois anos de vida da criança, nos serviços de saúde para profissionais que atuam no atendimento às mães, às crianças e à suas famílias em todo o país.
Desenvolvido na modalidade de educação à distância – EAD, o curso é autoinstrucional, dividido em 7 modalidades, com carga horária de 60h e uma interface multimídia e material didático composto por vídeos, ilustrações e infográficos, abordando os principais tópicos sobre o manejo da amamentação, desde a gestação até os dois anos de vida da criança, nos serviços de saúde para profissionais que atuam no atendimento às mães, às crianças e a suas famílias.
Além desse treinamento a MEJC já disponibilizou na plataforma AVASUS outros quatro treinamentos: segurança do paciente no processo de medicação, farmácia clínica, segurança e saúde do trabalho e um mais recente sobre cirurgia segura.
Para ter acesso a esses e outros cursos disponibilizados no AVASUS, acesse: avasus.ufrn.br
Sobre a Rede Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido à essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.