Notícias
SETEMBRO AMARELO
Ação lúdica na MEJC é fruto da campanha Setembro Amarelo
Filiada à Rede Ebserh, desde 2013, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), realizou na manhã e tarde do dia 24 de setembro, uma intervenção interativa com os colaboradores, acompanhantes e pacientes da instituição, visando promover o debate e divulgar a temática da prevenção ao suicídio.
Na ação promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente – NSP e a Unidade Multiprofissional, a equipe propôs aos transeuntes do corredor da entrada principal da instituição a seguinte pergunta: O que te faz feliz? Além de transcrever a resposta em um painel de recortes, disposto em uma das paredes, o participante recebeu orientações acerca da temática, como também, teve a oportunidade de expor seus questionamentos e opiniões. Tudo isso ao som de músicas embaladas por voz e violão e distribuição de “abraços grátis”.
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. O assunto que já foi um tabu, ainda enfrenta dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, uma vez que, falta muita informação adequada, como também ainda conta com muito preconceito pela sociedade. O Centro de Valorização da Vida – CVV é uma das maiores entidades mobilizadoras da campanha no Brasil e conta com mais de 90 postos de atendimento em todo o país.
“A mobilização para a realização da atividade é fator fundamental para o sucesso da ação. O NSP acredita que tais iniciativas podem de fato fazer a diferença na vida de alguém que esteja passando por dificuldades no tocante a temática do suicídio”, afirma Edna Marta Mendes, enfermeira chefe do Setor de Vigilância em Saúde da maternidade.
No Brasil, cerca de 32 suicídios ocorrem diariamente, média de 1 morte a cada 45 minutos. Número superior ás vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A diminuição desta taxa passa por iniciativas como a realizada na MEJC. É o que aponta a psicóloga Mariana Carvalho. “É muito importante a percepção de que a pressão interna está muito elevada. A intervenção se apresenta de forma acolhedora, sem críticas, buscando mostrar a pessoa que esteja passando por alguma dificuldade, que ela não está só”, afirma.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. O CVV conta com uma ferramenta de auxílio através do telefone 188. O centro estima que em 2018, mais de 2,5 milhões de atendimentos sejam realizados pelo 188.
Saiba mais sobre o Setembro Amarelo: www.setembroamarelo.org.br
Conheça o Centro de Valorização da Vida: www.cvv.org.br
Sobre Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Por Rafael Pinheiro