Notícias
ATUALIZAÇÃO
Simpósio na MCO-UFBA discute prematuridade
Salvador (BA) – Nesta segunda-feira (17), a Maternidade Climério de Oliveira da UFBA, referência no atendimento à gestação de alto risco em todo o estado da Bahia, realizou o “II Simpósio Novembro Roxo em Prol da Prematuridade: Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”. O evento multiprofissional, promovido pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, buscou promover a discussão e a troca de experiências para identificar e implementar estratégias eficazes de acesso aos cuidados neonatais de qualidade.
Entre os assuntos discutidos na programação do evento estavam saúde coletiva, imunização, ventilação mecânica nos primeiros momentos de vida, acompanhamento interdisciplinar, hipotermia neonatal, neuroproteção e os desafios do enfretamento ao vírus sincicial respiratório em prematuros.
“Trouxemos uma programação ampliada, diversificada, integração da equipe multidisciplinar e participação de novos convidados. O foco foi tanto na assistência imediata ao prematuro quanto no acompanhamento ao longo do desenvolvimento”, disse uma das coordenadoras do evento, a técnica em enfermagem, Larissa Lopes Oliveira.
O objetivo era promover conhecimento, sensibilizar e atualizar a comunidade da maternidade sobre prematuridade, reunir profissionais de saúde e estudantes para discutir práticas que melhorem a assistência ao prematuro e a sua família, fortalecer essa rede de cuidado e trocar experiências.
A superintendente da MCO-UFBA, Sinaide Coelho, destacou a assistência e o cuidado da instituição ao recém-nascido prematuro, realizado por meio de um atendimento e de uma equipe de profissionais qualificados. Disse ainda que, além das tecnologias duras, que são equipamentos de ponta para um cuidado tecnológico, a MCO-UFBA destaca-se também em tecnologia leve, que é o cuidado humanizado focado nas relações humanas.
“Quando falamos de prematuridade, o cuidado não é só com o bebê, é com a família e com todos que estão no processo de formação desse bebê. E o objetivo principal desse cuidado é justamente minimizar ou excluir as comorbidades que podem vir dessa prematuridade”, enfatizou.
A prematuridade
A prematuridade pode ser definida como o nascimento do bebê antes das 37 semanas de gestação. São recém-nascidos frágeis, que correm um maior risco de complicações, já que seus órgãos não estão totalmente desenvolvidos.
Para a coordenadora do evento, Larissa Lopes Oliveira, discutir essa temática no contexto da maternidade é fundamental, por se tratar de uma instituição referência, que recebe gestantes de alto risco e recém-nascidos prematuros. “É preciso debater as temáticas que fortalecem a qualidade da assistência, atualizar as equipes e contribuir para melhores desfechos clínicos, tornando essa troca mais do que fundamental: indispensável”, disse.
A Maternidade Climério de Oliveira possui uma linha de cuidados estruturados para o recém-nascido prematuro, como uma UTI neonatal com uma equipe qualificada e comprometida, incentivo ao Método Canguru, apoio ao aleitamento materno e ações educativas para as famílias, reforçando a qualidade da assistência aos bebês prematuros e suas famílias.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand