Notícias
MELHORIAS
MCO-UFBA ganha novos ventiladores neonatais para suporte a prematuros da UTI neonatal
Salvador (BA) – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, durante o mês de dezembro, cinco novos ventiladores neonatais. O investimento de R$ 720 mil, destinado à substituição de equipamentos antigos, reafirma o compromisso da instituição com a qualidade da assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a modernização constante do seu parque tecnológico. A iniciativa também inclui a capacitação dos profissionais da unidade, que começou a ser realizada no dia 21 de janeiro.
Os ventiladores adquiridos pela maternidade fazem parte da linha Babylog VN 600, da marca Dräger, modelo de alta performance projetado para suportar os modos de ventilação protetora pulmonar e cerebral em todo o ciclo respiratório. Os equipamentos também se destacam por contar com recursos que permitem o registro completo dos dados de pacientes, transmissão via USB e ativação de luz de alarme de 360°. Sua tela sensível ao toque oferece uma interface intuitiva, de fácil navegação e que contribui para a redução de erros.
A médica da UTI Neonatal da MCO-UFBA, Carla Almeida de Andrade, lembra que a maternidade é referência no atendimento a casos de média e alta complexidade, por isso a aquisição dos ventiladores representa um ganho inestimável para a instituição. “Poderemos utilizar a tecnologia para aplicar modos ventilatórios mais gentis e seguros, direcionados à patologia de base do paciente e, dessa forma, individualizar ainda mais o cuidado conforme a necessidade de cada bebê, além de diminuir o risco de intercorrências que podem estar relacionadas à ventilação mecânica”, esclarece.
Treinamento
Segundo o chefe do Setor de Engenharia Clínica do MCO-UFBA, Ednaldo Ferreira Marques, por se tratarem de modelos de ventilação de alta frequência, bastante distintos da ventilação mecânica convencional, os novos equipamentos tornam imprescindível a capacitação de todas as pessoas envolvidas em sua operação diária.
“A eficácia desse investimento não reside apenas na máquina, mas na capacidade técnica de quem a opera. Dessa forma, o treinamento é essencial para a segurança do paciente, mitigação de riscos, maximização do potencial tecnológico, padronização da assistência, fortalecimento da confiança e valorização da equipe”, ressalta.
Pensando nisso, a maternidade realizou dois encontros, nos dias 21 e 22 de janeiro, com previsão de novos agendamentos, visando instruir tanto profissionais da assistência quanto da área técnica. Médicos(as), enfermeiros(as) e fisioterapeutas puderam aprender mais sobre a operação dos ventiladores. Foram debatidos tópicos como: instruções operacionais, princípios de funcionamento, aplicações de uso, configurações de pré-ajustes, montagem do equipamento e de acessórios, rotinas de limpeza e desinfecção, além da solução de pequenos problemas.
Já a capacitação da equipe de engenharia clínica teve como foco a manutenção corretiva e preventiva dos ventiladores. Dentre os itens abordados, estão: o detalhamento técnico, a identificação dos defeitos mais comuns e suas prováveis soluções, os procedimentos de manutenção preventiva e demais rotinas de verificação e/ou manutenção.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Ana Ulhôa