Notícias
ESFORÇO NACIONAL
MCO-UFBA amplia número de exames e consultas em dia de “Ebserh em Ação”
Salvador (BA) – A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA) irá ampliar os atendimentos médicos e multiprofissionais em diversas especialidades durante o “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, que acontecerá no próximo dia 17. A iniciativa é uma estratégia integrada entre a estatal e o Ministério da Saúde que busca agilizar o acesso do paciente aos serviços médicos especializados e reduzir o tempo de espera da fila do SUS. Estão previstos 395 exames e consultas fora da rotina regular da unidade.
Serão oferecidos exames laboratoriais, de mamografia, ultrassonografia geral e ginecológica/obstétrica, testes para o diagnóstico de surdez em crianças de 0 a 12 anos e da orelhinha. Já as consultas realizadas serão nas especialidades de cardiologia, pré-natal de risco habitual, psiquiatria, ginecologia, mastologia. Além disso, haverá atendimento nas áreas de fisioterapia geral e pélvica, fonoaudiologia, serviço social, psicologia e atividades educativas na sala de espera ambulatorial, conduzidas pelo educador físico da maternidade, com foco em promoção da saúde, mobilidade e orientações para o autocuidado.
“Destaque especial deve ser dado à oferta do exame PEATE/BERA, fundamental para o diagnóstico de surdez em crianças de 0 a 12 anos e utilizado também como ferramenta no diagnóstico diferencial de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O serviço será ofertado, inclusive, a pacientes encaminhados por outras unidades da Rede Estadual da Bahia”, disse o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Luis Cardoso Nascimento.
A ação também viabilizará o acolhimento de novos pacientes em linhas prioritárias, como o pré-natal de risco habitual - realizado por enfermeiros obstétricos, o atendimento ao alto risco obstétrico, com suporte médico especializado, e o seguimento de casos em mastologia, que incluem rastreio e acompanhamento de pacientes com alterações mamárias.
Ainda segundo o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, a ação representa um esforço concentrado fora da rotina regular da unidade. “O volume previsto de atendimentos significa um incremento de mais de 10% em relação à média mensal de atendimentos realizados, reforçando o compromisso institucional com a ampliação do acesso e a resposta qualificada à demanda reprimida”, afirmou.
Para garantir o pleno funcionamento da ação, serão mobilizados mais de 30 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de laboratório, educadores físicos e equipes de suporte, assegurando qualidade, segurança e acolhimento aos usuários. “Representa um espaço de prática integrada para equipes multidisciplinares e residentes, reafirmando o papel do hospital universitário como espaço de ensino, pesquisa e assistência”, pontuou Thiago Luis Cardoso Nascimento.
Ebserh em Ação: Mais Especialistas
É uma iniciativa da estatal com o apoio do Ministério da Saúde (MS) nos mesmos moldes do projeto ocorrido no final do ano passado, quando realizou quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames visando reduzir o tempo de espera da população por procedimentos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). A edição atual está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde e tem como meta aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro.
“Ao concentrar atendimentos em um único dia, a ação permite acelerar o fluxo de pacientes que aguardam na regulação, com foco em especialidades de alta demanda e impacto assistencial, como ginecologia, mastologia, cardiologia, psiquiatria e exames de imagem. Além da ampliação do acesso, o Ebserh em Ação otimiza o uso da estrutura hospitalar em um dia não habitual, sem impactar a rotina assistencial regular”, afirmou o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Luis Cardoso Nascimento.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand