Notícias
INVESTIMENTO
MCO-UFBA adquire novo equipamento de mamografia com recurso de R$ 1,3 milhão do Rehuf
A almoxarife Rosana Sales, de 61 anos, faz as consultas e exames de rotina na Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA/Ebserh), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na semana passada, ela realizou uma mamografia e já tem consulta agendada com a mastologista para levar o resultado do exame. “Precisamos estar em dia com a nossa saúde. Eu estou seguindo as orientações médicas e já saio da consulta com o retorno e os exames agendados”, conta ela.
Rosana foi uma das primeiras pacientes a realizar o exame com o novo equipamento de mamografia da MCO-UFBA. O mamógrafo está em uso há duas semanas no hospital e substituiu o aparelho antigo. O equipamento é compacto e tem uma tecnologia mais avançada, que oferece melhor qualidade de imagem e resultados mais precisos. Com o novo mamógrafo, os exames são realizados quatro vezes mais rápidos e com menor nível de radiação. O aparelho também vai permitir aumentar a capacidade de exames, que vai passar de 20 para 40 procedimentos por dia.
Para a aquisição do novo mamógrafo, foi necessário um investimento de R$ 1,3 milhão, recurso obtido pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Além da compra do equipamento, foram feitas algumas adequações na sala de realização do exame para receber o aparelho e oferecer um atendimento mais humanizado às mulheres. “Com o novo aparelho, conseguimos atender melhor as pacientes e cumprir com a responsabilidade da maternidade de garantir o cuidado dessas mulheres”, explica o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da MCO-UFBA, Thiago Cardoso.
Sobre a Ebserh
A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Leticia Justus
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh