Notícias
INFRAESTRUTURA
Maternidade Climério de Oliveira conclui melhorias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Salvador (BA) – Na última sexta-feira (05), a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) entregou a nova infraestrutura da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) após 90 dias de obras e adequações estruturais e funcionais com foco na segurança de pacientes, no bem-estar das famílias e na melhoria das condições de trabalho de profissionais. A unidade conta com 15 leitos, que foram remanejados para uma enfermaria durante o esse período. O investimento aproximado foi de R$280 mil para modernizar a unidade e garantir um ambiente mais seguro, funcional e acolhedor.
Entre as principais intervenções estão a ampliação do leito de isolamento para atender às normas vigentes, a instalação de piso em manta vinílica condutiva para proteção dos equipamentos, aplicação de proteção de parede com chapa rígida, bate-macas e cantoneiras para evitar danos estruturais, além da modernização da iluminação com luminárias de LED.
A obra, que foi concluída pela equipe de Infraestrutura no dia 29 de agosto, também contemplou confecção de mobiliário planejado na área de serviços, reinstalação do sistema elétrico para maior segurança e implantação de controle de acesso por reconhecimento facial (reforçando a segurança de profissionais e pacientes), além da instalação de exaustores estrategicamente distribuídos, garantindo a adequada recirculação de ar no ambiente.
Segundo o chefe do Setor de Infraestrutura Física da MCO-UFBA, Marcel Cunha, antes da reforma, a UTIN apresentava limitações estruturais, especialmente no leito de isolamento. “O piso, as paredes e a iluminação precisavam de adequações e o sistema elétrico carecia de atualização”, explicou.
A reforma buscou ainda melhorar a ambiência, buscando oferecer um ambiente mais acolhedor para profissionais e pacientes. “Uma ambiência adequada promove o bem-estar, aumenta a concentração, a produtividade e o engajamento da equipe, reduzindo o estresse”, afirmou Marcel. Para criar essa ambiência, foram consideradas a ergonomia do espaço, a qualidade da iluminação, a organização e o conforto térmico.
Com a entrega da reforma da UTIN, os 15 leitos voltaram já voltaram a funcionar na unidade que agora conta com melhores condições de cuidado aos recém-nascidos, reforçando o compromisso da MCO-UFBA com a excelência em saúde materno-infantil.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand