Notícias
SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO
Campanha do Agosto Dourado tem foco na inclusão e combate ao preconceito
SALVADOR (BA) - “Amamentação, apoie em todas as situações”. Este é o tema do Agosto Dourado deste ano, cujo objetivo é promover um olhar crítico e atento, principalmente nos casos de vulnerabilidades e diversidade, considerando o perfil da família. De acordo com profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a meta é promover a inclusão e combater a desigualdade, fortalecendo redes de apoio para promover a amamentação, combater o preconceito e oferecer um cuidado ético e humanizado para todas as pessoas.
De acordo com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (da sigla em inglês Ibfan - International Baby Food Action Network), a campanha traz como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar em todas as situações, reforçando a necessidade de enxergar a amamentação como um fator de igualdade. “É fundamental que ninguém fique para trás, principalmente as mães vulneráveis que podem precisar de apoio adicional para a prática da amamentação”, anunciou o site oficial da Ibfan.
O objetivo é informar sobre as desigualdades existentes no apoio à amamentação, promover ações para reduzi-las, com foco em grupos vulneráveis, consolidar a amamentação como fator que contribui para diminuir disparidades na sociedade e envolver líderes e organizações para apoiar a amamentação.
De acordo com especialistas da rede Ebserh, o tema trata da necessidade de pensar na inclusão, tendo como exemplos homens trans que decidem amamentar, casais homoafetivos, casos de uso e abuso de substância psicoativas, famílias em situação de vulnerabilidade, mulheres em situação de rua, indígenas, pessoas que enfrentam dificuldades de acesso a serviços públicos, entre outros. São as camadas mais vulneráveis e que precisam de um olhar crítico e atento para receber a atenção especializada que deve ser dedicada a todas as famílias.
Além deste olhar e do foco para as pessoas mais vulneráveis, a campanha traz uma oportunidade de reflexão para profissionais de saúde no que diz respeito à igualdade e à equidade, princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema representa um desafio para se pensar em estratégias que busquem melhorar o atendimento, com base nas características individuais, por exemplo, pessoas com deficiências; ou para discutir o tratamento com equidade para pessoas indígenas ou negras.
A amamentação é importante para a criança, para a mulher, para a família e para a sociedade. É uma estratégia de segurança alimentar e nutricional, melhora o vínculo familiar a ajudar a reduzir os riscos de saúde. Para a criança, é vista como a primeira vacina natural do bebê, por formar a imunidade e oferecer proteção contra doenças e, para a mãe, protege de doenças crônicas, além de fortalecer os laços afetivos, beneficiando toda a família.
Banco de Leite Humano
O Banco de Leite Humano (BLH) da MCO-UFBA foi o primeiro da Região Metropolitana de Salvador, fundado em junho de 2001. O BLH oferece suporte para pacientes internadas e também após a alta, promove o aleitamento materno e realiza o processamento e distribuição de leite humano pasteurizado para alimentação dos bebês prematuros internados na maternidade.
O serviço conta também com o ambulatório de aleitamento materno que atende puérperas com dificuldades de amamentação e faz o acompanhamento de recém-nascidos com dificuldade de ganho de peso.
Sobre a Ebserh
A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/EBSERH), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Sinval Paulino, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh