Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
“Dia E” realiza quase 3 mil atendimentos na MCO-UFBA, reduzindo filas do SUS
Brasília (DF) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, no último sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais universitários. A MCO-UFBA realizou 400 consultas, 2.500 exames e sete cirurgias, totalizando 2.907 procedimentos
Pacientes que compareceram à maternidade para a realização de consultas puderam contar com atendimento especializado nas áreas de clínica médica, fisioterapia pediátrica, ginecologia, mastologia, planejamento reprodutivo, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Já entre os exames e procedimentos disponibilizados estavam exames laboratoriais, mamografia, PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico), preventivo e ultrassonografia geral.
Vanda Silva Pereira foi uma das pessoas beneficiadas pelo “Dia E”. Pela segunda vez, ela compareceu ao mutirão da MCO-UFBA e saiu satisfeita com o resultado. “A Climério de Oliveira é excelência. Os profissionais são maravilhosos. Estou satisfeitíssima com o atendimento e com o tratamento”, afirmou.
A superintendente da maternidade, Sinaide Coelho, lembrou que, no caso da MCO-UFBA, a realização de mamografias foi estendida até o domingo à noite. Além disso, mais de 100 profissionais trabalharam ao longo do final de semana para cumprir a meta de reduzir a fila de espera no estado e atender aos princípios do SUS, oferecendo maior universalidade, equidade e integralidade. “Estamos voltados não só para o ensino, mas para a assistência e para uma melhor qualidade de vida para a população”, disse.
Também estiveram presentes na maternidade para acompanhar o “Dia E: Ebserh em Ação” a superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joana Paroli Mangabeira Campos; a diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Aline Costa; o assessor da Presidência da Ebserh, José Santana; a gerente de Atenção à Saúde da MCO-UFBA, Roberta Karina da Silva Pereira; o gerente de Ensino e Pesquisa da MCO-UFBA, Carlos Augusto Santos de Meneses; e a gerente administrativa da MCO-UFBA, Lindinalva Alves da Silva.
Pelo Brasil
Com o objetivo de ampliar o atendimento especializado em todo o país, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Danielle Campos e Ana Ulhôa
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh