Notícias
HUMANIZAÇÃO
Hupes-UFBA promove ação de humanização com programação de Carnaval para crianças e adolescentes
Salvador (BA) – A alegria do Carnaval tomou conta do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na última quarta-feira (11), as crianças e os adolescentes que utilizam os serviços da unidade puderam curtir um bloquinho de Carnaval preparado especialmente para eles. O evento, realizado na Unidade da Criança e Adolescente (UCA) do Hupes-UFBA, teve como objetivo humanizar o atendimento aos pequenos, proporcionando um momento de descontração.
Ao se deparar com o cenário de festa, Jaciara Sousa, tia de Ana Alice, que está internada no hospital devido a um diagnóstico de lúpus, se entusiasmou e decidiu cair na folia junto com sua sobrinha. “Estamos gostando muito. Ela está se sentindo bem, acolhida, como uma criança deve se sentir. Eu vou dançar, me divertir com ela, porque a vida é sobre isso. Para que a gente possa se sentir bem, a gente tem que deixar a alegria nos contagiar”, afirmou.
A paciente Ana Júlia de Souza Silva também entrou no clima quando ela e sua mãe, Ávila Alves de Souza, chegaram ao Hupes-UFBA e encontraram uma programação composta por oficina de máscaras, gincana, bailinho de Carnaval e distribuição de lanches. “Eu vim fazer uma consulta com a nefrologista e ver minhas queridas enfermeiras. Quando cheguei aqui encontrei esse bloquinho. Está ótimo”, disse.
Humanização e conscientização
Organizado de forma conjunta pela equipe de Pediatria, pela Comissão de Humanização e pelo Setor de Gestão da Qualidade do hospital, o evento reuniu diferentes propósitos além do entretenimento. Para a responsável técnica (RT) de Enfermagem, Bárbara de Paula, essa é uma oportunidade de promover integração entre crianças e adolescentes, familiares e profissionais da assistência. “Nosso objetivo é humanizar, trazendo a alegria do Carnaval para o nosso setor”, explica.
Nesse contexto, a iniciativa também abriu espaço para ações educativas voltadas à segurança do paciente. Segundo a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Gestão do Paciente, Karoline Macedo, “o maior risco dentro da pediatria é a queda. Então, a gente vai passeando com o bloquinho e mostrando para o pessoal que a gente tem que brincar, mas também precisa ter cuidado. É uma forma de aprender brincando”, ressalta.
Sobre a Rede Ebserh
Desde 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Ana Ulhôa