Notícias
INOVAÇÃO
Equipe de Melhoria da UTI 1 inicia uso de metodologia Kamishibai para potencializar resultados
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Ufba/ Ebserh), deu início ao uso da metologia Kamishibai em sua Unidade de Terapia Intensiva 1 (UTI 1). O lançamento ocorreu no dia 1° de fevereiro sob a coordenação do Programa Ebserh Gestão à Vista- Hupes.
O Kamishibai é uma metodologia milenar de origem japonesa empregada para a contação de histórias. Na saúde, o método foi adaptado para servir como ferramenta de sustentação de melhorias ao demonstrar visualmente o desenrolar dos processos de trabalhos relacionados à prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
Sua estrutura, adaptada do modelo PROADI-SUS, é composta por um quadro e cartões de confirmação de processo dos bundles de prevenção de Infecção Primária da Corrente Sanguínea Laboratorial (IPCSL), Infecção Trato Urinário Associada a Cateter Vesical de Demora (ITU-AC) e Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), os quais são utilizados para coleta de dados. Os cartões, dispostos ao longo da semana, sinalizam por meio de cores as conformidades e não conformidades, o que permite à equipe de saúde, gestores, usuários e familiares visualizarem in time a adesão às práticas seguras.
No Hupes, a expectativa é de que a metodologia melhore a adesão dos trabalhadores na coleta de dados dos indicadores de processo relacionados à prevenção de IRAS, favorecendo a intervenção imediata nas oportunidades de melhoria identificadas.
Na ocasião do lançamento, a Equipe de Melhoria da UTI 1 realizou o Kamishibai Fest, momento em que foi celebrado este marco na evolução das ações realizadas na unidade para prevenção de IRAS.
A Gerência de Atenção à Saúde e o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente parabenizam a Equipe de Melhoria da UTI1 e todos os trabalhadores da unidade pela disposição e engajamento no projeto.