Notícias
Objetivo da visita foi apresentar Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans
HUPAA-Ufal recebe visita de Coordenador do Comitê de Saúde da População LGBTQIAPN+ de Alagoas
Maceió (AL) - Na última quinta-feira (14), o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do Coordenador do Comitê de Saúde da População LGBTQIAPN+ de Alagoas, Marcos Paulo Santana de Oliveira. Na ocasião, o coordenador apresentou o Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (PAES-PopTrans), instituído pelo Ministério da Saúde, para o colegiado do HUPAA e representantes do Espaço Trans da instituição.
O PAES-Pop Trans tem como objetivo melhorar o acesso das pessoas trans à atenção especializada à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando e qualificando os serviços e as ações de saúde para essa população, em articulação com as demais políticas de saúde e ações intersetoriais. O Coordenador do Comitê de Saúde da População LGBTQIAPN+ de Alagoas destacou a importância do olhar não apenas para a população adulta, mas destacou o crescente número de crianças e adolescentes com disforia de gênero, necessitando de suporte de equipe multiprofissional.
Durante a visita, foram apresentadas informações sobre o Espaço Trans do HUPAA, assim como foi verificado em qual modalidade de serviço ambulatorial se enquadraria no PAES-PopTrans, considerando a importância de atendimento dos requisitos mínimos em termos de equipe assistencial e de ações de atenção à saúde. O teleatendimento foi discutido como um item obrigatório para habilitação do Espaço, considerando as prerrogativas do Ministério da Saúde. A Unidade de E-saúde (UES) ficará responsável pela parte operacional junto à equipe assistencial.
Para o chefe da UES, Guilmer Brito, o hospital universitário apresenta todas as condições necessárias para iniciar o serviço de telessaúde a qualquer momento, tornando-se pioneiro em Alagoas no processo de tele consulta, executando todas as etapas do processo através do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx), desenvolvido pela EBSERH.
Na reunião, foram repassados os benefícios que os serviços receberão, caso estejam de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, assim como o prazo para que as instituições realizem as adequações necessárias.
O Superintendente do hospital, Célio Rodrigues, destacou a importância da reunião. “Conversas como essas são essenciais, uma vez que o HUPAA tem interesse em contribuir com as ações de saúde da População LGBTQIAPN+. Na nossa gestão à frente do hospital, o HUPAA iniciou as atividades do Ambulatório Trans para atender esse público. Assim, falamos na reunião sobre a criação de uma linha de cuidados ao paciente trans juntamente com a secretaria de saúde, que está abraçando essa causa, os locais em que os pacientes podem ser encaminhados e iniciamos as tratativas para realização de cirurgia de redesignação sexual”, destaca.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira, com revisão de Danielle Campos.