Notícias
CUIDADOS INTERNOS
Hupaa-Ufal realiza curso sobre silêncios emocionais para promover saúde mental no trabalho
Maceió (AL)- O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal/Ebserh) vai promover, a partir de setembro, o curso de extensão Silêncios Emocionais: Escutas, Vozes e Sentimentos. Voltada para colaboradores Ebserh, servidores RJU e terceirizados, a atividade tem como objetivo escutar os silêncios emocionais presentes no ambiente laboral, a partir do contexto do desenvolvimento emocional e da saúde mental.
De acordo com o psicólogo clínico e organizador do curso, Anderson Menezes, “os silêncios emocionais são recorte fundamental da saúde mental. Eles fazem parte da nossa saúde psicológica e dos ritos da nossa existência”. A proposta do curso é que os participantes aprendam a se relacionar com os sentimentos e emoções que brotam dos silêncios e desenvolvam estratégias de regulação emocional.
Anderson destaca que a maior contribuição da capacitação para os profissionais do hospital é “criarmos uma cultura de prevenção dos sentimentos e emoções que possam criar um clima organizacional altruísta”. Para ele, a expectativa é grande, já que “o curso promete desenvolver culturas no âmbito da saúde emocional e psíquica, além de criar espaços de escuta dos silêncios”.
Os encontros serão presenciais nos dias 5 de setembro, 3 de outubro e 7 de novembro, sempre das 8h às 12h. O primeiro será realizado na sala 537, e os demais no miniauditório 1. As inscrições podem ser feitas pelo Moodle da Ebserh e os participantes receberão certificado.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.