Notícias
ASSISTÊNCIA
HUPAA desenvolve novo fluxo para otimizar encaminhamento de pacientes à endocrinologia
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), desenvolveu um novo fluxo de encaminhamento de pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS) para a endocrinologia. Com implementação prevista para dezembro, a iniciativa irá promover maior eficiência no acesso aos atendimentos especializados e fortalecer o diálogo entre os diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). O HUPAA-Ufal é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O protocolo é um marco na qualificação da assistência prestada à população alagoana, resultado de um esforço conjunto da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), ambas do HUPAA-Ufal, e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O novo fluxo criará um canal de comunicação mais estruturado e direto com os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), contribuindo para um cuidado mais integrado e resolutivo.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HUPAA, Elisângela Sousa, a iniciativa surge da necessidade de aperfeiçoar o percurso assistencial e assegurar que a população receba um atendimento de forma mais ágil e organizada. "Apenas pacientes que realmente necessitam de avaliação endocrinológica serão encaminhados ao hospital, garantindo maior precisão na triagem, redução significativa da fila de espera e um acompanhamento mais sistemático da evolução clínica”, explicou.
Para viabilizar a iniciativa, a Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS/HUPAA) desenvolveu o novo fluxo na plataforma REDCap, reconhecida pela eficiência na gestão de dados clínicos e pela conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). "A ferramenta permitirá uma triagem clínica mais eficiente, a rastreabilidade do paciente e o monitoramento contínuo dos indicadores de acesso", explicou Caio Aragão, chefe da UGITS.
“A proposta é utilizar o aprendizado e a estrutura do fluxo da endocrinologia para ampliar o sistema para outras especialidades”, complementou o chefe da Unidade E-Saúde do HUPAA, Guilmer Brito.
Para a responsável técnica pelo serviço de Endocrinologia do HUPAA, Edoarda Vasco, a mudança representa um avanço importante para a área da endocrinologia, uma vez que a especialidade possui atualmente a maior fila de espera do hospital. "Além disso, a iniciativa também contribuirá para o fortalecimento das atribuições dos profissionais nos diversos níveis de atenção à saúde", completou.
Com essa iniciativa, o HUPAA-Ufal reafirma seu compromisso com a inovação, a qualificação da assistência e o fortalecimento do SUS em Alagoas, dando um passo significativo para tornar o cuidado especializado mais acessível, eficiente e integrado para toda a população.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh