Notícias
EVENTO
HUPAA abre 11ª edição da Jornada Acadêmica com debate sobre inovação no SUS
Maceió (AL) - O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), lotou o auditório geral, nesta quarta-feira (26), para receber a 11ª Jornada Acadêmica, com o tema “Inovação, Humanização e Sustentabilidade em Saúde: desafios e perspectivas para o futuro do SUS”. O evento, que segue até amanhã (27), tem por objetivo fortalecer o compromisso social do hospital com a qualidade da formação, pesquisa e assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. O HUPAA-Ufal é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues; a chefe do Setor de Gestão do Ensino do HUPAA e coordenadora do evento, Monica Assunção; o gerente de Ensino e Pesquisa, Amauri Barros; o gerente administrativo do HUPAA, Anderson Dantas; a gerente de Atenção à Saúde, Elisângela Sousa; a reitora em exercício da Ufal, Eliane Cavalcanti; a presidenta da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Rosângela Reis; a representante da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Fundação e Pesquisa (Fundeps), Kassandra oliveira, além de representantes sindicais.
Na ocasião, Célio Rodrigues afirmou que o HUPAA está cada vez mais empenhado em captar cada vez mais recursos, fazer mais pesquisas e aumentar os laços da Universidade com a comunidade. “O nosso hospital atende mais de 20 mil pacientes por mês, vindos dos 102 municípios de Alagoas. Somente de pacientes do interior do estado, já realizamos mais de 100 mil consultas neste ano. Saímos de uma receita de R$ 36 milhões e agora vamos para R$ 65 milhões em 2026”, declarou.
Para Monica Assunção, a cada edição, o evento reafirma o compromisso do HUPAA-Ufal com o ensino, a pesquisa, a inovação e a assistência de qualidade. “Aqui reunimos profissionais, residentes, estudantes e colaboradores que acreditam no poder do conhecimento compartilhado e que constrói diariamente um hospital mais forte, humano e integrado”, destacou.
Segundo Amauri Barros, a Jornada Acadêmica é uma atividade já consolidada no calendário do hospital. “Considero que é um evento já consagrado na nossa comunidade, que integra atividades de pesquisa, ensino, assistência e inovação, fazendo deste Hospital Universitário o maior e melhor hospital público do estado e principal equipamento da nossa Universidade”, declarou.
A reitora em exercício da Ufal, Eliane Cavalcanti, destacou que o momento é ideal para debater projetos e construir um SUS ainda mais forte, sem abrir mão da pauta da sustentabilidade. “É hora das cabeças pensantes dessa Universidade sentarem e definirem como será esse trabalho no futuro. E esse trabalho no futuro não pode estar desvirtuado daquilo que acreditamos, que são os objetivos do desenvolvimento sustentável”, avaliou.
Programação
Após o fechamento da mesa de honra, o evento teve início com a palestra de Davy Baia, professor do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas da Ufal (Easy), sobre o uso da inteligência artificial na área da saúde. A programação contou ainda com oficinas, cursos, minicursos, mesas-redondas, além de apresentações de produções acadêmicas de estudantes.
Para Isabel Honorato, estudante de Enfermagem da Ufal/Campus Arapiraca e expositora na 11ª Jornada Acadêmica do HUPAA, a iniciativa é importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes. "O evento nos ajuda a ganhar mais experiência e conhecimento em diversos assuntos, além de incentivar ainda mais a pesquisa acadêmica dentro das universidades, algo primordial para a inovação da medicina”, opinou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh