Notícias
LEITURA
Clube do livro do Hospital Universitário promove democratização da leitura e a saúde mental no ambiente de trabalho
Maceió (AL) – Promover bem-estar e lazer através da literatura. Com esse intuito, foi criado o clube do livro do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Desde 2023, o grupo realiza encontros mensais, tanto na biblioteca do HUPAA quanto de modo online, para colaboradores, residentes, estagiários e toda a comunidade do hospital.
As atividades do clube do livro foram derivadas de iniciativas de profissionais do hospital para estimular o ato de leitura com uma proposta terapêutica, visando a humanização e qualidade da assistência. Uma dessas iniciativas consistiu na doação de livros para os andares de internamento e para a recepção, além da proposta da criação de um clube de leitura.
O clube é formado por pessoas que têm gosto pela leitura ou querem ter. A escolha das obras ocorre democraticamente e após a leitura são debatidas as impressões que cada um teve sobre o título. Segundo o terapeuta ocupacional e moderador do clube do livro do HUPAA, José Gutembergue de Vasconcelos, a literatura é uma atividade de lazer, para além da impressão social de que está relacionada à intelectualidade.
Ainda de acordo com Gutembergue, a atividade tem possibilitado satisfação entre os participantes do clube. “Percebemos que a arte literária no espaço de trabalho, sobretudo no de assistência à saúde, colabora com a qualidade de vida e saúde mental de seus integrantes”, destacou.
Nos dois anos de encontros foram exploradas e debatidas 12 obras da literatura mundial, dentre elas estão: A metamorfose, Vidas secas, Torto Arado, A morte e a morte de Quincas Berro D'água, A palavra que resta, O avesso da pele, Terra sonâmbulo, O bem amado, O dia em que Selma sonhou com um ocapi, Risíveis amores.
Como participar
No próximo dia 3 de fevereiro, às 16h, o clube do livro do HUPAA-Ufal retoma suas atividades, após o período de recesso do fim de ano. O encontro será realizado na Biblioteca do HUPAA (3º andar) e a obra debatida será “Angústia”, do escritor alagoano Graciliano Ramos. Os interessados podem se inscrever no local com a bibliotecária Izabel Calheiros.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh