Notícias
PREVENÇÃO
Brigada de Incêndio do HUPAA, compromisso com a proteção e prevenção
Maceió - AL - A estruturação de uma brigada de incêndio em instituições é uma exigência prevista na Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Essa equipe tem como missão atuar na prevenção e combate a princípios de incêndio, além de executar procedimentos de primeiros socorros e evacuação segura. O objetivo é antecipar riscos e, caso ocorra algum sinistro, garantir uma resposta rápida e organizada para proteger vidas, patrimônio e reduzir impactos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado.
No Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), a brigada de incêndio foi criada em 2021 e vem passando por constantes aperfeiçoamentos. Em 2023, foi elaborado o Plano de Atendimento a Emergências, que orienta as ações da equipe. Desde então, já foram realizados aproximadamente 20 simulados de emergência, envolvendo profissionais e usuários do hospital.
Essas iniciativas contribuem para que a população fixa e flutuante do HUPAA esteja preparada para agir de forma organizada e padronizada diante de situações críticas, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e a proteção da vida.
Sobre a Ebserh
O HUPAA faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Maciel, com edição de Rejane Lessa