Notícias
Sustentabilidade
Setor de Hotelaria do Huol-UFRN reforça importância da participação de todos na gestão do resíduo
Natal (RN) - O sucesso de um programa de gestão de resíduos é resultado do engajamento de todos os colaboradores, pois todos são protagonistas no gerenciamento e descarte correto de resíduos de saúde dentro de uma instituição. Esta é a filosofia adotada pelo Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para isso, trabalhadores da instituição realizam uma série de ações para promover a sustentabilidade e garantir o envolvimento de todos no processo.
De acordo com a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do Huol, Mabel de Araujo Figueiredo Dantas, o principal ponto do programa de gestão de resíduos do Houl-UFRN é, justamente, a promoção da sustentabilidade nos processos institucionais e da responsabilidade sobre o descarte consciente por parte de cada indivíduo que produz estes resíduos. Ela refere-se a material não reciclável e orgânico (que é destinado conforme normas da legislação) e material reciclável, como papelão e outros que são destinados à reciclagem.
O hospital produz uma média mensal de 20.000 quilos de resíduo do grupo D (não reciclável e orgânico), considerando dados do primeiro trimestre deste ano, e 2.310 quilos de material reciclável em média, no mesmo período. A taxa de aproveitamento do resíduo reciclável em relação ao resíduo do grupo D é de 11,55%.
Beneficiamento
O Huol tem uma parceria, em contrato firmado desde 2023, com a Empresa Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Cocamar), que recolhe o material reciclável disposto em uma área de armazenamento temporário de papelões, bombonas e isopor.
“A orientação é armazenar os resíduos recicláveis (papelão e bombonas) no armazenamento temporário de cada serviço/unidade para que os higienistas possam coletar e armazenar na casa de resíduos, localizada na área de carga e descarga, possibilitando assim a coleta semanal realizada pela cooperativa de recicláveis”, divulgou o Setor de Hotelaria, que realiza treinamentos neste sentido com os colaboradores.
A equipe do setor considera que é importante reforçar as orientações que são passadas para todos os colaboradores, uma vez que o descarte correto é benéfico para todos, evitando acidentes de trabalho, absenteísmo, protegendo a saúde dos trabalhadores, dos pacientes e de toda a comunidade hospitalar, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta e redução dos impactos ambientais e financeiros decorrentes da geração de resíduos.
“Os colaboradores podem e devem contribuir para o sucesso da gestão de resíduos, através do conhecimento do Plano de Gestão de Resíduos da instituição, colocando em prática todo o conhecimento fornecido nos treinamentos que lhes são dados pelos diversos setores envolvidos dentro da instituição e tendo a consciência que são protagonistas no processo de gerenciamento e descarte corretos dos resíduos de saúde dentro do Huol”, acrescentou Mabel de Araújo.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Sinval Paulino, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social