Notícias
PIONEIRISMO
Serviço de cirurgia bariátrica do HUOL completa 20 anos transformando vidas
Natal (RN) – Há 16 anos, o técnico em farmácia Auxinildo de Melo Martins deu um passo decisivo para recuperar sua saúde e qualidade de vida. Incomodado com as limitações da obesidade, que iam de dificuldades para amarrar os sapatos a um cansaço constante e ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes, ele se submeteu a cirurgia bariátrica no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh). Sua transformação pessoal simboliza a trajetória de um serviço que, neste ano, celebra duas décadas de atuação como referência nacional.
“Estava começando a ter problemas de saúde, me sentia muito cansado. Tinha medo de sentar em algumas cadeiras e que elas quebrassem”, relembra Auxinildo. Após a cirurgia, sua vida mudou. “Tudo melhorou. Os sintomas da hipertensão e da resistência à insulina foram desaparecendo, os exames voltaram ao normal. Passei a fazer atividade física, a me alimentar melhor e hoje tenho mais disposição para o trabalho e o lazer com a família”, relata.
A história de Auxinildo é uma entre as mais de 1.500 que passaram pelo procedimento no Huol nestes 20 anos. O serviço, pioneiro no estado, vai além da intervenção cirúrgica. Ele se destaca por uma forte atuação multidisciplinar e por ser um centro formador de profissionais, capacitando estudantes e médicos de todo o Brasil em videolaparoscopia.
O médico Igor Marreiros, que atuou como residente na primeira cirurgia e hoje é chefe da divisão médica do hospital, ressalta a importância do procedimento. “A obesidade é uma doença crônica muito séria. Em muitos casos, a cirurgia é a melhor forma de tratar o problema, melhorar a qualidade de vida e as comorbidades associadas, impactando positivamente todo o sistema de saúde”. 
Linha de Cuidado
Para organizar e qualificar o atendimento, o serviço opera por meio da Linha de Cuidado de Atenção Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade (LCSO). A rede estadual gerencia os pacientes que serão encaminhados para a cirurgia no Huol, garantindo um fluxo que vai da Unidade Básica de Saúde até o tratamento especializado.
“Aqui no Rio Grande do Norte, fazemos todo esse fluxo, respeitando as regionais de saúde e garantindo acesso a suplementos vitamínicos, atendimento clínico, além de suporte em estrutura, na qualificação profissional e na realização de eventos”, detalha a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Erika Melo.
Para a superintendente do HUOL, Eliane Pereira, a construção dessa linha de cuidado é fruto da integração de toda a rede. “Isso contribui para um acompanhamento contínuo do paciente, para um melhor entendimento da doença e nos permite avançar em políticas de prevenção”, enfatiza.
Celebração e legado
Para celebrar os 20 anos de atividade do serviço de cirurgia bariátrica, o Huol promoveu, nos dias 27 e 28 de novembro, um evento comemorativo com ações assistenciais, palestras e mesas de discussão. A data consolida a instituição não apenas pela inovação cirúrgica, mas por seu compromisso com a saúde integral e a qualidade de vida da população.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh