Notícias
VISÃO... INOVADORA
Oftalmologia do HUOL se destaca em principal evento brasileiro da especialidade
Neste mês, no período de 6 a 9 de setembro, Fortaleza foi a capital nacional da Oftalmologia, mas os potiguares do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) quem tomaram conta do 61º Congresso Brasileiro da especialidade.
Com quase metade de todos os trabalhos científicos classificados na área da educação médica, a unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi também finalista da 2ª Copa InterOftalmo do Conhecimento, consagrando o programa de residência médica na especialidade como o quarto melhor do país.
“Levamos cinco aplicativos e também dois produtos: um de impressão de fetos 3D, para mães cegas, e um regulador automático para a aplicação de colírios, todos com impacto no exercício profissional ou na qualidade de vida e percepção do paciente”, explicou o Dr. Francisco Irochima, que liderou, junto dos doutores Marco Rey e Alexandre Bezerra, a delegação de oftalmologistas, residentes e estudantes do HUOL.
“Além da inovação, fomos reconhecidos pelo conhecimento, numa competição em que só ficamos atrás de três grandes centros, e por critérios secundários, como a repercussão em redes sociais, por exemplo. Nas provas de saber, nosso time foi de excelência”, destacou o Dr. Marco Rey.
Tanto Irochima quanto Rey acreditam que a destacada produção científica do serviço se dá pela cultura de inovação voltada para a aplicabilidade prática, "essência" dos integrantes da oftalmologia desde a academia. “O estudante que chega aqui já absorve como tudo caminha – as barreiras são enfrentadas com espírito inovador, tanto que os trabalhos foram capitaneados pelos alunos da graduação membros da Liga de Oftalmologia (LAOF) da UFRN e pelos monitores da disciplina”, concluiu Dr. Irochima.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.