Notícias
HUOL-UFRN 112 ANOS
Farmacêutico pioneiro da Farmácia Clínica no Brasil relata sua experiência histórica no Huol
Neste mês, o Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), celebra 112 anos. Em razão da data, profissionais que atuaram e atuam na instituição resolveram compartilhar suas experiências no exercício do dever. As entrevistas marcam o 112° aniversário do hospital inaugurado no dia 9 de setembro de 1909.
O segundo entrevistado da série é o farmacêutico Tarcísio José Palhano, ex-professor do Curso de Farmácia da UFRN, cujas disciplinas eram ministradas no então Hospital das Clínicas da UFRN. Na instituição, o profissional foi chefe do Serviço de Farmácia Clínica, desde a implantação – em 15 de janeiro de 1979 – e diretor da Diretoria de Farmácia, no período de 1991 a 2004.
1. O Huol está completando 112 anos de referência para a saúde do RN. Qual é o seu sentimento por ter feito parte dessa construção?
Tarcísio José Palhano – “O trabalho em equipe, a experiência de poder conviver e compartilhar sentimentos e conhecimentos com funcionários, profissionais, professores e estudantes de diversos cursos da área da saúde, fizeram de nós pessoas melhores, mais humanas e verdadeiramente comprometidas com a prevenção de doenças, a recuperação da saúde e a promoção do bem-estar dos pacientes, o que nos dá a certeza de termos contribuído, mesmo que modestamente, para que esta Casa fosse e continue sendo uma referência em educação e saúde para o povo do Rio Grande do Norte.”
2. A história do Huol é marcada pela atuação dos seus colaboradores. Qual é a lembrança/história que mais marcou sua vivência no Huol?
Tarcísio José Palhano – “A implantação oficial do primeiro Serviço de Farmácia Clínica e do primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil, em 15 de janeiro de 1979, pois constitui um marco não apenas na história do Hospital das Clínicas, mas também de toda a Farmácia brasileira.”
Quer fazer parte desta série de entrevistas? Conte sua história no Huol: encaminhe e-mail para comunicacao.huol@ebserh.gov.br