Notícias
MENTE SÃ, CORPO SÃO
Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar da vida
Natal (RN) – Iniciando o ano com uma tela em branco cheia de possibilidades, o ano de 2024 traz consigo a oportunidade de traçar novas metas, renovar esperanças e buscar novas oportunidades. E para marcar o primeiro mês do ano, a campanha “Janeiro Branco” visa promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e convida todos a refletirem sobre o cuidado com o bem-estar emocional. A campanha existe desde 2014 e, recentemente, tornou-se parte da legislação brasileira com a Lei Nº 14.556, de 25 de abril de 2023. Com isso, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), convida profissionais, preceptores, acadêmicos e pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a participarem das ações propostas e a refletirem sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é definida como um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de utilizar suas habilidades, lidar com o estresse, ser produtivo e contribuir para a comunidade. E é justamente essa reflexão e a adoção de medidas em prol da saúde mental que o “Janeiro Branco” busca incentivar, especialmente para aqueles que enfrentam desafios emocionais persistentes.
O adoecimento psíquico pode ser considerado um dos responsáveis pelas ausências e doenças no local de trabalho. O psicólogo do Hospital Universitário Onofre Lopes, Rodrigo Costa de Oliveira, cita que “a depressão e a ansiedade têm aumentado significativamente sua prevalência em nossa população, principalmente no cenário pós-pandemia, e por isso, o debate, a informação serão sempre aliados para superar a estigmatização e o preconceito relacionado ao sofrimento psíquico”.
Sensível a este contexto, o Huol aderiu à campanha Janeiro Branco e promoverá atividades com o foco na qualidade de vida e saúde mental junto aos colaboradores. O Hospital irá realizar uma intervenção interna através do “Projeto Passarela Viva”, com a decoração da passarela que liga os prédios do Huol por meio da fixação de frases e dicas de autocuidado emocional e físico e também contará com um painel interativo, onde os trabalhadores poderão escrever e compartilhar as suas metas de 2024 em favor da saúde mental.
Manter a saúde psíquica envolve praticar atividades físicas, cultivar relacionamentos saudáveis, buscar equilíbrio entre trabalho e lazer, cuidar da alimentação e adotar hábitos de autocuidado. Além disso, é importante estar atento aos sinais de alerta e buscar ajuda profissional, quando necessário. Terapia, atividades de relaxamento e meditação também são recursos importantes para o cuidado com a saúde mental. Aos colaboradores, residentes e terceirizados do Huol, o plantão psicológico estará disponível para agendamento a partir do dia 22/01/24 através do telefone (84) 3342-5058 e (84) 99944 0283. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, no período da tarde.
Reforçamos que, caso identifique sintomas que bloqueiam e impactam as atividades diárias, como medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angústia e desânimo, busque apoio emocional de imediato. Isso pode ser encontrado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, por meio da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, ou por meio de instituições voluntárias, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188 – é gratuito e funciona 24 horas.
Nesse novo ciclo que se inicia, reflita e preste atenção em sua saúde mental e na de quem você ama. Busque ajuda profissional, quando necessário, e promova um ambiente de acolhimento e compreensão em relação às questões de saúde mental. Confira a programação do Hospital e participe das ações promovidas durante a campanha “Janeiro Branco”:
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Onofre Lopes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires e Victor Hudson.
Revisão por Graziela Gonçalves Esteves.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh