Notícias
ATUALIZAÇÃO
Huol-UFRN promove I Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva
Natal (RN) - O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último dia 18, o I Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva. O evento teve como objetivo a atualização científica e o fortalecimento do protagonismo dos profissionais de enfermagem que atuam em terapia intensiva na instituição
Com o tema “Transitando entre o velho e o novo: do cotidiano à inovação, vamos redescobrindo a enfermagem de UTI”, o simpósio foi considerado um marco para a enfermagem intensivista do hospital. De acordo com o enfermeiro e um dos organizadores, Eugênio Lopes, o evento possibilitou a convergência entre teoria e prática.
“Criamos um espaço onde conhecimento, inovação e prática se encontraram, permitindo o compartilhamento de experiências que impactarão diretamente na qualidade da assistência ao paciente crítico. Foi um momento para fortalecer a identidade profissional, reconhecer desafios e construir soluções colaborativas”, destacou Eugênio.
A programação foi destinada aos colaboradores do Huol e aberta a profissionais de outras instituições, estudantes e residentes. Foram realizadas palestras, debates e mesas-redondas que abordaram temas essenciais para a prática diária, como gestão, segurança do paciente, inovações tecnológicas e pesquisa.
Durante a abertura do evento, a superintendente do Huol, Eliane Pereira, enfatizou a importância de momentos de aprendizado contínuo para os profissionais de saúde. "O debate do conhecimento, de relembrar e reaprender temas pertinentes, deve ser uma constante na nossa vida. A ciência cresce e os conhecimentos se multiplicam. Por isso, um momento como esse é crucial para revisarmos o que sabemos e refletirmos sobre nossas práticas", afirmou.
Além da superintendente, compuseram a mesa de honra do evento o gerente de Atenção à Saúde, João Ferreira de Melo Neto; o gerente de Ensino e Pesquisa, Carlos Alberto Almeida; o gerente administrativo, Rodrigo Briozo; representando a Divisão de enfermagem, Viviane de Mesquita Dias; o chefe da Divisão de apoio ao diagnóstico e terapêutico, Francisco Cássio de Oliveira Mendes; e a chefe da Unidade de Terapia Intensiva adulto, Juliana Alves Aguiar.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh