Notícias
CAPACITAÇÃO
Hospital Universitário Onofre Lopes promoveu capacitação em simulação realística para preceptores
Natal (RN) - O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma capacitação em simulação realística para preceptores da instituição. O curso, realizado nos meses de outubro e novembro, teve como objetivo fortalecer o uso da simulação como metodologia de ensino no hospital.
A iniciativa, promovida pelo Setor de Gestão do Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Huol, contou com a participação de 30 profissionais de saúde que atuam como preceptores, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Com carga horária de 40 horas, as aulas ocorreram nos dias 20, 23 e 30 de outubro, e 3 e 6 de novembro.
A simulação realística é uma ferramenta que amplia as possibilidades de aprendizagem ao recriar cenários controlados, onde os estudantes podem praticar intervenções antes de aplicá-las em situações reais com pacientes.
“Muitas vezes a gente não tem a condição de fazer uma aplicação prática em um cenário real, mas conseguimos recriar esse cenário para que o aluno faça algumas intervenções de forma mais segura para depois executar no cenário real”, explicou a enfermeira Karoline Queiroz, uma das responsáveis pela ação.
A enfermeira também destacou que, além de capacitar os preceptores, o curso tem um efeito multiplicador. “Os participantes estão aptos a replicar o conhecimento adquirido para outros profissionais do hospital, espalhando as melhores práticas e fortalecendo a qualidade do ensino em serviço em toda a instituição”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh