Notícias
SEGURANÇA
Higienização correta das mãos previne infecções e mortes
A correta higienização das mãos é uma ação simples e garante proteção contra várias doenças. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como Dia Mundial de Higienização das Mãos, que este ano, tem como tema “Acelere a ação conjunta. Salve vidas, higienize suas mãos”.
Os hospitais universitários do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculados à Rede Ebserh reforçaram a iniciativa na última sexta (5), com o objetivo de comemorar a data e conscientizar os profissionais de saúde da importância de implementar e sustentar a ação de higiene das mãos em qualquer modalidade de assistência à saúde.
Na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) estão sendo realizadas intervenções educativas nos setores e um stand foi montado no corredor térreo do prédio principal, nele é possível obter informações sobre a correta forma de higienizar as mãos e a importância do ato na prevenção de infecções relacionadas à saúde, além disso terá o uso do gel fluorescente e da lanterna de luz ultravioleta para avaliação visual da correta higiene de mãos.
Segundo o chefe do setor da qualidade da MEJC, Rafael Britto, a instituição apresenta um índice de adesão a higienização das mãos em torno de 57%. “Temos como meta atingir 100% de adesão e, para isso, realizamos ações educativas e intervenções junto aos profissionais de saúde, sabemos da importância desse ato que quando feito de forma efetiva e regular pode reduzir até 30% de Infecções relacionadas à saúde”, afirma.
O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) organizou uma simulação realística sobre higiene de mãos: “Mãos limpas salvam vidas”, a atividade educativa acontece no período da manhã e da tarde de hoje (05), na sala Eudes Moura, no 5º subsolo.
Para a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do Huol, Fernanda Elizabeth Fernandes, ações como essa são imprescindíveis para a qualidade da assistência prestada aos pacientes e a segurança dos usuários e equipes assistenciais do hospital. “É uma medida primordial e de extrema importância, especialmente por sermos hospital-escola, formadores de futuros profissionais de saúde. A prevenção assertiva das infecções relacionadas à assistência à saúde, é ainda mais necessária por prestarmos assistência de alta complexidade e em caráter multidisciplinar”, ressalta Fernanda.
Em Santa Cruz, no interior do Estado, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) montou um espaço dedicado ao tema, com a participação do Dr. Microbio, uma caixa educativa, onde são vivenciados os cinco momentos de higiene das mãos.
Além disso, está sendo realizada uma ação itinerante nos setores com atividades educativas e distribuição de brindes.
Para a Avnisa é fundamental incrementar as práticas de higiene das mãos para a minimização de riscos e prevenção das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência Microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde.
Quando lavar minhas mãos?
A higienização correta das mãos é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar infecções e ajudar a salvar vidas. Confira os cinco momentos:
1-Antes do contato com o paciente;
2- Depois do contato com o paciente
3- Antes da realização de um procedimento;
4- Após a exposição a fluidos corporais do paciente;
5- Depois do contato com áreas próximas ao paciente.
Sobre a Rede Ebserh
Os Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.