Notícias
PREMIAÇÃO
Equipe do Huol conquista prêmio em congresso nacional de cirurgia bariátrica
Natal (RN) - O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o primeiro lugar da sessão de melhor vídeo de cirurgia do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O evento, realizado de 22 a 24 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), consagrou o trabalho da equipe potiguar.
O vídeo premiado apresentou o caso “Gastrectomia Vertical como Estratégia para Hernioplastia em Paciente com Obesidade e Hérnia Inguinal com Perda de Domicílio: Relato de Caso”. A apresentação ficou a cargo do médico residente R5 de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Wenzel Freitas.
Para a cirurgiã Anna Carolina Batista Dantas, uma das autoras do trabalho, o prêmio tem um significado que vai além do reconhecimento acadêmico. “Esse reconhecimento mostra a relevância do nosso serviço de cirurgia bariátrica. O Serviço de Cirurgia da Obesidade e Doenças Relacionadas (SCODE), liderado pelo médico Eudes Godoy, é referência no SUS no Brasil, com uma trajetória de tradição em laparoscopia avançada há 20 anos”, afirmou.
Entenda o caso premiado
O trabalho descreveu um caso complexo de um paciente com obesidade e uma hérnia inguinal de grandes proporções que impedia a correção cirúrgica da hérnia com segurança. A equipe do Huol adotou então uma estratégia de tratamento em duas etapas, alinhando condutas dos serviços de cirurgia bariátrica e cirurgia geral. Essa prática reforça a importância do tratamento multidisciplinar e integração entre serviços de referência nos hospitais da rede Ebserh.
Primeiro, o paciente foi submetido à Gastrectomia Vertical, um tipo de cirurgia bariátrica, para tratar a obesidade. Após um ano de perda de peso, ele passou com segurança pela segunda etapa: a cirurgia para correção da hérnia. Ambas as intervenções, consideradas de alto desafio técnico, foram realizadas por residentes sob supervisão, destacando a importância da integração entre ensino e assistência de qualidades nos hospitais universitários.
Além de Wenzel Freitas e Anna Carolina, assinam o trabalho os médicos Eudes Paiva de Godoy, Luis Felipe Revoredo Antunes de Melo, Maria Isabel Domingos da Cruz, Francisco James da Silva Vieira e Emerson Alves Araújo.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh