Notícias
INOVAÇÃO
Documentário narra história do RegulaRN, sistema desenvolvido no LAIS-Huol
Há um ano, o Brasil registrava o primeiro caso de covid-19, doença que mobilizou o mundo numa batalha contra a pandemia que já causou a morte de mais de 250 mil brasileiros. Dentro desse contexto, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) assumiu protagonismo nas ações preventivas e de combate à covid-19 em território potiguar. Registro dessa história foi lançado no dia 26/02: o documentário Movidos à Vida narra a implementação do sistema RegulaRN, responsável pela regulação de leitos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus no estado.
O Movidos à Vida trata de todas as frentes que compõem o sistema de regulação do Rio Grande do Norte, desde a entrada do paciente no sistema, através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e demais serviços de atendimento à saúde, passando pela central de regulação até a ponta, quando ele recebe a alta médica.
A produção conta com depoimentos de personagens que estão inseridos diretamente na problemática da covid-19: profissionais de saúde, pacientes, familiares, técnicos que atuam tanto no LAIS quanto na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do RN e órgãos de controle, como o Ministério Público Federal do estado.
O vídeo está disponível nos canais de comunicação do LAIS, e tem produção assinada pela equipe de comunicação do laboratório. Acesse clicando neste link.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.