Notícias
ALTA COMPLEXIDADE
UTI Adulto do HULW é certificada como “UTI Eficiente” e confirma excelência em cuidados intensivos a pacientes do SUS
João Pessoa (PB) – Graças à qualidade da assistência prestada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) foi certificada como “UTI Eficiente” na edição 2025 do Projeto UTIs Brasileiras, um registro nacional de terapia intensiva. Na Paraíba, apenas três hospitais receberam o reconhecimento, sendo o HULW a única instituição pública.
O selo foi concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), em parceria com a Epimed Solutions, comprovando a alta eficiência em cuidados intensivos prestados pelo Lauro Wanderley. A entrega do certificado aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) por representantes da Epimed, e reuniu gestores e profissionais que atuam no cuidado intensivo do Hospital.
De acordo com o chefe da UTI Adulto, Igor Mendonça, "UTI Eficiente é a certificação que ratifica o compromisso do HULW-UFPB/Ebserh com a assistência de qualidade. O ineditismo do selo Epimed para um hospital público na Paraíba atesta a excelência no cuidado ao paciente criticamente enfermo na UTI Adulto".
Segundo o médico intensivista Ciro Leite, o HULW foi o primeiro hospital do eixo Norte/Nordeste a integrar o Projeto UTIs Brasileiras, há 15 anos. “Fomos movidos pela convicção de que a medicina intensiva no SUS também deve se apoiar em dados confiáveis, análise crítica de indicadores e melhoria contínua. Através do sistema, temos como comparar nosso desempenho com o das demais unidades cadastradas, entre públicas e privadas, e podemos traçar políticas para melhorar os serviços”, disse.
Atualmente, as três UTIs do Hospital (Adulto, Pediátrica e Neonatal) utilizam a plataforma Epimed Monitor. “É motivo de grande satisfação ver que, anos depois, todas as UTIs do HULW fazem uso dessa ferramenta e que essa trajetória resultou em uma certificação de âmbito nacional. Essa conquista reforça que é possível fazer medicina intensiva pública com excelência, mesmo em meio a tantos desafios”, explanou Ciro Leite.
A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Richele Franco, destacou que “a certificação valoriza a segurança do paciente, a qualidade da assistência e a eficiência na utilização de recursos, posicionando a unidade entre as 33 UTIs públicas brasileiras que receberam tal distinção”.
Desempenho
No relatório da Epimed, a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) da UTI Adulto do HULW ficou melhor do que 87% das UTIs que usam o sistema no Nordeste. “Isso significa que, mesmo lidando com casos complexos e pacientes do SUS, o resultado assistencial está entre os melhores da região”, constatou Ciro Leite.
Outro destaque é quanto à eficiência no uso de recursos: em relação à TURP (Taxa de Utilização de Recursos Padronizada), que mostra o quanto se usa os recursos de forma equilibrada, o HULW foi melhor do que 84% das unidades avaliadas. “Os gráficos evolutivos mostram que os bons resultados não foram um acaso de um trimestre só — a performance se manteve estável ao longo de 2024, tanto na TMP quanto na TURP. Isso dá ainda mais solidez ao reconhecimento”, apontou o médico.
Em 2023, A UTI Adulto do HULW recebeu o Selo de Certificação de Gestão de Desenvolvimento de Indicadores, também concedido Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Para conferir os resultados, basta acessar o site UTI’s Certificação – Amib. Criado em 2010, o Projeto UTIs Brasileiras tem o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no Brasil e compartilhar informações úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, a fim de melhorar o cuidado dos pacientes críticos.
Redação e revisão: Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social