Notícias
UFPB forma nova turma da Especialização em Cuidados Paliativos com participação de 15 profissionais do HULW
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) sediou quinta-feira, 2, a solenidade de conclusão da segunda turma da Especialização em Cuidados Paliativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pós-graduação contou com a participação de 15 profissionais da instituição. Com a conclusão da nova turma, o Lauro Wanderley soma agora 33 especialistas nessa área.
A cerimônia foi realizada no auditório Professor Lindbergh Farias, com o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Medeiros, representando a Superintendência. Em seu pronunciamento, o gestor destacou o empenho da atual gestão em implantar a cultura do cuidado paliativo no Lauro Wanderley. “Não se trata apenas de uma meta, é um compromisso que nós temos”.
Vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos (NEPBCP), o curso de Especialização em Cuidados Paliativos é promovido em parceria com o Lauro Wanderley. A pós-graduação é coordenada pela professora Solange Costa. Além do HULW, profissionais do Napoleão Laureano, Santa Isabel, Padre Zé, São Vicente de Paulo, Dom José Maria Pires, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Hospital do Bem integram a segunda turma. Ao todo, 30 alunos concluíram a especialização em 2021.
“Os cuidados paliativos têm como finalidade prestar uma assistência humanizada e integral ao paciente com doença ameaçadora à continuidade da vida. Desde o diagnóstico da doença até a sua fase final de vida, como também promover suporte aos familiares no enfrentamento da doença até o processo de luto”, explicou Solange Costa.
A coordenadora da especialização lembrou que o NEPBCP é pioneiro em cuidados paliativos na Paraíba, com atuação desde 2012, e destacou a importância da formação da nova turma de especialistas. “É um grande marco, uma grande conquista, e queremos, cada vez mais, ampliar a cultura do cuidado paliativo em nosso Estado”, disse.
Paliativismo deve ser levado adiante
Durante a solenidade, o gerente de Ensino e Pesquisa, Eduardo Fonseca, conclamou os especialistas recém-formados a se tornarem disseminadores dos ensinamentos recebidos. “Como uma espécie de profeta, eu digo: vão e façam discípulos! O trabalho de vocês só será valioso quando conseguirem mais pessoas para seguir esse mesmo caminho”. Mensagem com o mesmo teor foi transmitida pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, João Euclides Braga. Ele parabenizou os alunos e os incitou a levar a causa do paliativismo adiante, onde quer que atuem.
Tal compromisso, na verdade, já foi bem absorvido pelos profissionais da segunda turma, como o médico Nolan Rafael Palma. Em discurso como representante dos discentes, ele lembrou que a especialização abriu para todos um universo que ignoravam ser tão vasto. “O cuidado paliativo mudou nossa forma de ver a dor e o cuidado com o próximo”. Ele acrescentou que, a partir do curso, todos agora têm muito clara a ideia de que o cuidado paliativo dá dignidade e respeito à história do paciente.
A solenidade também contou com pronunciamentos da presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do HULW, Sabrina Sales, e da coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos da UFPB, Patrícia Serpa. “Queremos parabenizar os novos especialistas, que irão fortalecer as equipes de cuidados paliativos nas unidades de saúde em que atuam”, declarou Patrícia. Já Sabrina lembrou que a comissão instalada no HULW visa, de fato, à qualidade de vida do paciente. “Todos os membros da comissão ou são capacitados na área ou são especialistas”.
Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh