Notícias
CAMPANHA
Residentes da Rimush com atuação no HULW realizam ação solidária em benefício da Vila Vicentina
A Vila Vicentina Júlia Freire é uma instituição de longa permanência para idosos localizada em João Pessoa-PB - Foto: Reprodução/YouTube/Vila Vicentina Júlia Freire
Começou nesta terça-feira (14), no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), uma ação solidária em benefício da Vila Vicentina Júlia Freire, instituição de longa permanência para idosos localizada em João Pessoa-PB. Estão sendo arrecadados itens de higiene, produtos de limpeza, fraldas geriátricas e alimentos. As doações podem ser feitas até o dia 1º de outubro.
Intitulada “Campanha solidária: Ajude a Vila Vicentina”, a atividade é uma iniciativa dos residentes do segundo ano da ênfase de Atenção à Saúde do Idoso da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush/UFPB). A promoção tem o apoio da coordenação da Rimush. O Lauro Wanderley é campo de prática para a residência.
“A Vila Vicentina Júlia Freire, que é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, depende de doações da comunidade em geral. A partir de uma maior vivência com os assistidos pela entidade, os residentes do segundo ano da ênfase de Atenção à Saúde do Idoso identificaram a necessidade de realizar essa ação solidária”, explica Ana Zaccara, coordenadora da Rimush.
A professora Ana Zaccara destacou a importância de ajudar entidades como a Vila Vicentina e outras que necessitem de amparo da sociedade. “Esse tipo de iniciativa é muito valioso, principalmente pela relevância do trabalho desenvolvido por instituições dessa natureza, que abrigam idosos com idade entre 60 e 103 anos”, afirma.
Para Mayara Rocha, fisioterapeuta residente, é muito gratificante participar da campanha solidária. “É uma ação que tanto me enobrece como pessoa, quanto como profissional. Ao prestar assistência aos idosos, a gente não pode olhar para um único aspecto, mas para o contexto biopsicossocial”, diz. “Quando nós percebemos que eles necessitavam de alguns itens, não hesitamos em fazer a campanha. Saúde é isso: é olhar todos os âmbitos”, acrescenta.
SERVIÇO - Interessados em colaborar com a iniciativa podem deixar os itens solicitados, até 1º de outubro, em dois pontos de arrecadação: hall de entrada do HULW e Ambulatório de Geriatria. Para mais informações, os potenciais doadores devem entrar em contato com a Vila Vicentina pelo telefone (83) 3224-6988.
Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh