Notícias
NEONATOLOGIA
Recém-nascidos são vestidos de coelhinhos na UCIN do Hospital Universitário Lauro Wanderley
João Pessoa (PB) – A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Universitário Lauro Wanderley recebeu um toque especial na semana da Páscoa. Em alusão à data, os recém-nascidos internados receberam roupas de coelhinhos, no domingo (20), e ficaram ainda mais fofos. A iniciativa partiu da equipe de enfermagem e de fisioterapia da Unidade.
Os bebês foram vestidos com confortáveis fantasias de coelhinhos, um gesto de atenção e cuidado que tocou os corações das mamães desses pequenos guerreiros. Sete pacientes receberam roupinhas confeccionadas por uma costureira que não cobrou pelo serviço e foram fotografados pela própria equipe da UCIN.
“Fizemos um ensaio com os nossos celulares e mandamos imprimir as fotos para as mães levarem de recordação. Em um ambiente hospitalar, em unidades como a nossa onde as mães ficam longos períodos fora de casa, ações como essa têm a função de resgatar a esperança e a afetividade. Reforçam que, mesmo em meio a tantos procedimentos técnicos e desafios, estamos cuidando de vidas, de histórias e de famílias”, relata a enfermeira da UCIN, Danila Santana.
A Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma comemoração religiosa, que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da libertação do Egito. Para os cristãos, a data celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após a crucificação no Calvário, conforme relatado no Novo Testamento.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social - Ebserh