Notícias
HULW-UFPB promove webinário sobre interdisciplinaridade na saúde em tempos de pandemia
A interdisciplinaridade é essencial na prática cotidiana dos profissionais de saúde, para que seja possível uma abordagem integralizada - Foto: Pngtree.com
Integração, troca de conhecimento entre as equipes, reflexão sobre o papel de cada profissional na construção do todo. Para discutir esses e outros temas, o Serviço Social do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo o webinário “Interdisciplinaridade na saúde em tempos de pandemia: possibilidades e desafios”.
O evento, em formato de mesa-redonda, será realizado no dia 9 de novembro, às 8h, por meio da plataforma Teams. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de novembro por meio de formulário on-line. São oferecidas 200 vagas para a atividade, cujo público-alvo são todos os profissionais de saúde lotados no HULW, além de estudantes e residentes vinculados ao hospital. O evento também está aberto a participação de profissionais de outras instituições.
Conforme a responsável técnica do Serviço Social do HULW, Andréa Fábia Freitas da Silva, o objetivo do webinário é discutir sobre a interdisciplinaridade na saúde em tempos de pandemia, identificando limites e possibilidades de melhorias na prestação da assistência aos usuários atendidos no HULW.
“A interdisciplinaridade é essencial na prática cotidiana dos profissionais de saúde, para que seja possível uma abordagem integralizada que contemple as múltiplas dimensões presentes nas questões de saúde e contribua para as transformações que se impõem nesse campo. Desse modo, cada profissional, com seu saber específico, deve compor diferentes perspectivas e intervenções para que se obtenha assistência de qualidade nos processos de saúde”, declara.
Ela acrescenta que a atual realidade imposta pela pandemia de covid-19 suscitou novos desafios para a assistência da equipe multiprofissional, inclusive, trazendo uma maior dificuldade de articulação da equipe e do trabalho interdisciplinar e integral como consequência do distanciamento social. “Em contrapartida, a necessidade do usuário e dos familiares de receberem assistência e cuidado integral e humanizado, que já era essencial, mostrou-se ainda mais veemente diante do sofrimento ocasionado pela doença”, diz.
Em relação à prática da interdisciplinaridade no Lauro Wanderley, Andréa Freitas revela que essa metodologia de trabalho é inerente ao HULW por ser um hospital-escola que tem o compromisso de capacitar e qualificar estudantes e residentes, a exemplo das residências - multiprofissional e médica - por meio dos tutores e preceptores que fazem parte do quadro profissional. “Por isso, têm-se a necessidade constante de educação continuada desses profissionais”, explica.
Para a assistente social, no entanto, ainda há alguns desafios relacionados à interlocução dos saberes no HULW, principalmente voltados à comunicação interprofissional. “Tais desafios foram ampliados com a pandemia a partir do distanciamento social, gerando dificuldades de articulação multiprofissional e de comunicação com as famílias e usuários”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
8H - ABERTURA DA MESA-REDONDA
Tema geral: Interdisciplinaridade e comunicação nos processos de trabalho em equipe de saúde para a integralidade no cuidado.
Instrutores:
Andréa Fábia Freitas da Silva – Assistente Social; mestra em Serviço Social; especialista Residente em Saúde Hospitalar e em Cuidados Paliativos; responsável técnica do Serviço Social do HULW.
Thiago Catão Vasconcelos – Médico da UTI/HULW; especialista em Terapia Intensiva e em Cuidados Paliativos.
Raquel Bezerra Barbosa de Moura - Nutricionista do HULW; especialista em Saúde Pública, em Cuidados Paliativos e em Gerontologia; mestranda em Gerontologia.
Lutigard Feitosa – Enfermeiro (UFPB); especialista em Cuidados Paliativos; Técnico de Enfermagem da UTI/HULW.
12h - ENCERRAMENTO
Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh