Notícias
PREVENÇÃO
HULW realiza simulação real de evacuação de pacientes em casos de incêndio, nesta sexta (27)
O Hospital Universitário Lauro Wanderley vai realizar nesta sexta-feira (27) um simulado de evacuação de pacientes com apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A ação contará com explosão e retirada de supostas vítimas, entre pacientes críticos, entubados e em menor condição de agravo, com situações muito próximas da realidade. Esta é mais uma iniciativa para capacitar os membros da Brigada de Incêndio e Emergência da instituição de saúde.
Na manhã desta quinta-feira, véspera da atividade, a gestão do HULW se reuniu com representantes do CBMPB para definir as diretrizes finais do plano de evacuação. “A ação visa treinar a equipe para estarmos preparados para eventuais sinistros, no sentido de salvar vidas. O HULW tem investido não apenas em capacitação, mas na infraestrutura, inclusive, com relação à segurança energética”, disse o superintendente em exercício, Fábio Lopes.
Na primeira etapa do simulado, será acionado um alarme sonoro. As vítimas estarão no 2º andar, em situação de hospitalização (leitos/deambulando e maquiadas simulando lesões associadas ao incidente). Para simular o fogo, será utilizada uma máquina de fumaça. Além do segundo pavimento, o treinamento vai envolver o térreo e parte da área externa.
De acordo com Laisa Ribeiro, chefe da Unidade de Ambulatório e coordenadora da Brigada de Incêndio e Emergência, desde 2022, está sendo realizada uma série de treinamentos. O simulado faz parte da etapa prática do curso Plano de Evacuação, que acontece entre os dias 23 e 27 de janeiro no auditório Lindbergh Farias.
“Todas essas capacitações fazem parte do planejamento da Brigada e, desde o ano passado, promovemos cursos sobre o tema. O primeiro deles foi a reciclagem e a formação de novos brigadistas, pois tivemos aumento no número de componentes. A segunda formação foi sobre atendimento a múltiplas vítimas e a terceira está sendo o curso ‘Plano de Evacuação”, elencou.
Os participantes internos serão divididos entre brigadistas, equipe de enfermagem, médico, maqueiros, técnicos, engenheiros do setor de segurança, além de outros colaboradores. Discentes vão atuar como vítimas do incêndio. “Esse novo simulado será para o preparo final de necessidade de evacuação do hospital”, disse Laisa.
O capitão do CBPMP Hugo Bezerra informou que vai acionar um efetivo de cerca de 12 homens, além de caminhão de incêndio e carro de salvamento, para atuar no simulacro de incêndio do HULW. Para ele, a simulação tem o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos obtidos tanto pela equipe da Brigada de Incêndio do hospital, quanto para verificar a atuação das equipes de socorro dos Bombeiros em situações similares. “Será disponibilizado um aparato completo como se fosse um incêndio real”, destacou.
Participaram também da reunião o gerente de Atenção à Saúde, José Eymard Medeiros, o chefe da Divisão Médica, Pablo Vidal, representantes da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (Usost), a professora do Centro Profissional e Tecnológico da Escola Técnica de Saúde da UFPB, Ângela Amorim, que está ministrando o curso e é uma das organizadoras do Simulado, e o capitão Rafael Andrade, da Diretoria de Atividades Técnicas do CBMPB.
A Brigada tem como uma das missões combater princípios de incêndio, prestar os primeiros socorros e evacuar a edificação. O HULW conta atualmente com cerca de 200 brigadistas que estão sendo formados para prestar um serviço de excelência.
Unidade de Comunicação Social - HULW-UFPB/Ebserh
Jacqueline Santos - Jornalista