Notícias
COMITÊ
Hospital Universitário Lauro Wanderley dá posse à nova Comissão de Ética Médica
João Pessoa (PB) – Os novos membros da Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) tomaram posse na última terça-feira, 28 de janeiro. A cerimônia aconteceu no Auditório Lindbergh Farias e contou com a participação da alta gestão do Hospital e de autoridades, a exemplo do presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza.
Como membros efetivos, foram empossados os médicos: Breno Coutinho Torres, Waneska Nóbrega de Carvalho e Saulo Viana dos Santos Oliveira. Os membros suplentes empossados foram Thais Celi Lopes Benevides, Edgar Adolfo Freitas Costa e Bárbara Rodrigues de Oliveira.
O superintendente do HULW, Alexandre Medeiros, destacou a importância da comissão no fortalecimento da ética, tendo como uma das finalidades o cuidado aos usuários dos serviços de saúde. “Quero agradecer a todos vocês que aceitaram fazer parte desta comissão tão importante não somente para o hospital, mas para toda a boa prática médica”, disse aos novos membros.
“A CEM representa um braço do CRM-PB na instituição com a função de fiscalizar e avaliar possíveis desvios éticos nos profissionais do corpo clínico do hospital, assim também como promover a divulgação dos direitos e deveres dos médicos deste corpo clínico, melhorando os serviços ofertados aos usuários SUS”, enfatizou o gerente de Atenção à Saúde, Pablo Vidal.
A comissão foi eleita no dia 1º de novembro de 2024 e terá mandato de 30 meses, a partir da data da posse. A escolha dos membros da CEM é feita mediante processo eleitoral, no qual participam os médicos do corpo clínico do hospital. Participaram da solenidade de posse também o primeiro vice-presidente do CRM-PB, Walter Azevedo, e a conselheira da entidade, Giane Sarmento.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh