Notícias
HUMANIZAÇÃO
Equipe do HULW promove aniversário ao ar livre e reencontro de paciente com familiares
Um aniversário como os de antes, reunindo as principais paixões: família, Flamengo e música. Em uma festa emocionante e cheia de amor, Marcílio Ferreira pode comemorar os 51 anos de vida, nesta terça-feira, 15. Internado desde 2020 no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), o paciente nunca havia deixado o quarto ao longo desse período, mas, em uma iniciativa da equipe multidisciplinar, pode comemorar a data junto a familiares e amigos.
Marcílio foi diagnosticado com uma doença neurodegenerativa e, por isso, está acamado e respira com ajuda de aparelhos. A equipe da Unidade de Clínica Médica do HULW decidiu fazer uma homenagem e convidar os parentes, incluindo os netos, os quais ele não via desde o dia em que foi internado.
O torneiro mecânico aposentado ficou emocionado e toda a família também. “Todos os anos ele fazia (festa de aniversário). A maior festa”, disse, em meio a lágrimas, a filha mais nova, Eliane Ferreira. A mais velha, Suênia Ferreira, lembrou dos momentos felizes ao lado do pai, principalmente das datas comemorativas.
A festa de aniversário foi a maneira em que os profissionais da Clínica Médica encontraram para levar alegria ao paciente e aproximá-lo dos parentes. A festa aconteceu em uma tenda montada na parte externa do hospital, próximo a uma reserva de Mata Atlântica. Um cenário bem distante do que Marcílio está acostumado a ver no dia-a-dia.
Toda a decoração tinha como tema o Flamengo, time do coração do paciente. A maioria dos convidados também se vestiu com as cores do clube de futebol para homenageá-lo. A playlist ficou por conta da cantora de forró Eliane, que Marcílio tanto admira e que, por essa razão, registrou a filha mais nova com o nome da artista.
A esposa Vânia Higínio tem acompanhado Marcílio em todo o período de internação e confessou que ele estava ansioso e muito feliz. “Ele acordou várias vezes na noite anterior. Está muito contente por ver as filhas e os netos. Esse aniversário é um motivo para ele sorrir. Estava muito triste, chorando sempre. Havia dias em que nem queria abrir os olhos”, disse.
“É um paciente que depende da ventilação mecânica. Como estava restrito ao mesmo ambiente, tivemos a ideia de, em uma data comemorativa, promover a retirada dele do quarto para que pudesse interagir com amigos e familiares, além de ter contato com o ambiente externo. Tudo para melhorar a qualidade de vida”, explicou o coordenador de fisioterapia da Unidade, Murilo Frazão, acrescentando que foi montada uma estrutura similar ao que o paciente dispõe no leito.
Uma das idealizadoras foi a terapeuta ocupacional, Wanessa Maria Silva. “A ideia surgiu quando fomos colocar as fotos dos netos do senhor Marcílio na porta da enfermaria. Todas as pessoas da família estão lá, representadas. Como faz muito tempo que ele está internado, vimos essa possibilidade e ele sugeriu que a celebração fosse no dia do aniversário. A proposta é de promover momentos de descontração, bem-estar e qualidade de vida”, contou a terapeuta ocupacional, Wanessa Maria Silva.
Humanização - A felicidade estava estampada no rosto de Marcílio Ferreira. Ter os entes queridos próximos trouxe um renovo para sua vida. E não somente isso. Tudo nesse 15 de março foi preparado especialmente para o bem-estar dele. Até a alimentação foi diferenciada: comeu lasanha, seu prato preferido, e pudim. “Estou muito feliz”, expressou Marcílio. Todos da equipe – desde maqueiros, cozinheiros até profissionais de saúde – se engajaram para promover momentos que certamente ficarão na lembrança desse paciente.
Unidade de Comunicação Social - UFPB-UFPB/Ebserh
Por Jacqueline Santos - Jornalista