Notícias
DIA MUNDIAL DOS RINS
Equipe da Nefrologia do HULW promove ação no Dia Mundial dos Rins
No dia 14 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial dos Rins, a equipe de nefrologia do HULW entrou no clima da campanha mundial “Saúde dos Rins Para Todos”.
O nefrologista João Eudes explicou que o objetivo é levar à tona o problema renal, que é um problema epidemiológico no mundo todo. “Já que as doenças tronco degenerativas estão associadas a uma melhor qualidade de vida, a uma maior expectativa de vida, é muito importante chamar atenção sobre os cuidados que você deve ter com seus rins; ter sempre a ingestão hídrica diária mínima, ter uma dieta mais saudável que seja menos rica em sódio, lembrando também que os pacientes que têm fatores de risco, devem realizar de forma rotineira um check-up incluindo sempre a função renal.”
Para demonstrar a servidores e usuários como funciona o tratamento de um paciente com insuficiência renal, no hall dos elevadores foi montada uma estrutura com todo equipamento necessário para uma sessão de hemodiálise. Além disso, foram exibidos vídeos informativos, e realizada uma panfletagem com distribuição de água. Com um servidor representando um rim bem tratado e muito animado, a equipe deixava seu recado por onde passava.
A agente comunitária de saúde Ivete Nascimento de Oliveira elogiou a iniciativa. “Eu achei ótima a apresentação das meninas! incentivando o pessoal a beber água que é muito importante para os rins e para o corpo todo né, para saúde.” A abordagem foi muito boa, importante porque traz um conhecimento melhor para nós a respeito da saúde dos rins, é muito importante!” Disse a estudante de direito Alciane de Santana.” Já o funcionário público Edmundo Souza Barros gostou da lembrança. “ interessante essa forma de divulgar, de fazer você realmente lembrar e sair do seu local de trabalho para tomar água, porque faz bem para saúde e faz bem para os rins”.
A doença renal crônica, considerada uma “epidemia silenciosa”, na maioria das vezes, chega de forma lenta, progressiva e quase sem sintomas. Para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, é muito importante a realização do exame de creatinina, feito pelo exame de sangue. A orientação é que o paciente solicite ao seu médico a inclusão do exame de creatinina no check up de rotina. O diagnóstico de doença renal de forma precoce auxilia no tratamento e evita que as pessoas necessitem do transplante ou da diálise.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.