Notícias
CANAL DE INTERLOCUÇÃO
Em clima de festa junina, Ouvidoria monta Barraca do Elogio e incentiva usuários a opinarem sobre serviços do HULW
João Pessoa (PB) – Aproveitando o clima de festa junina, a Ouvidoria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) elaborou uma ideia inovadora. A equipe usou a criatividade e montou a “Barraca do Elogio”, com a finalidade de incentivar usuários a registrarem suas opiniões sobre o Hospital da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ação percorreu locais como recepção principal do HULW e hall do Ambulatório Antônio Dias dos Santos, no dia 9 de junho. Com mensagens como “Elogiá é bão demais” e “Com elogio, tudo fica mió ainda”, a iniciativa conseguiu chamar a atenção de quem passava por esses locais. Até um trio de forró pé de serra integrou a programação e animou os participantes.
“A Barraca do Elogio foi uma ação complementar às campanhas realizadas anualmente para incentivo ao registro de elogios e promoção de uma cultura de valorização e reconhecimento dos nossos colaboradores, tendo em vista que esse tipo de manifestação de ouvidoria se constitui como uma relevante ferramenta motivacional que contribui inclusive para a elevar a autoestima, nortear condutas e melhorar o clima organizacional”, explicou a ouvidora do HULW, Regina Paiva.
Além de divulgar o papel da Ouvidoria no Lauro Wanderley, a ideia foi estimular pacientes, familiares e colaboradores a registrarem seus elogios aos profissionais e serviços prestados na instituição, referência em média e alta complexidade em saúde. E funcionou. De acordo com a Ouvidoria, durante a ação foram registrados 138 elogios, o que corresponde a 40,5% do total de elogios recepcionados no ano passado (em 2024, foi um total de 341 elogios). Os usuários também receberam informações sobre o POP.DGP.037 (Registro e Manifestação de Elogio nos Assentamentos Funcionais).
A iniciativa contou com o apoio de colaboradores e chefias da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), Setor de Contabilidade (SECONT), Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (UACAP), Unidade do Sistema Urinário (USUR), Unidade de Ambulatório (UAMB) e Unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques (UACE).
Vamos elogiar?
A Barraca do Elogio integra as ações da campanha “Elogiar faz bem!”, idealizada pela Ouvidoria do Hospital Universitário Lauro Wanderley e trata-se de mais um canal para que os cidadãos enviem mensagens aos profissionais de saúde e colaboradores do setor administrativo que atuam no hospital-escola da UFPB.
As ouvidorias públicas funcionam como um canal de diálogo entre o usuário e a Administração Pública. Para fazer o registro, as pessoas podem utilizar o site falabr.cgu.gov.br, Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação; as Caixas de Manifestação distribuídas em vários pontos do Ambulatório; o e-mail ouv.hulw-ufpb@ebserh.gov.br; ou ainda pelo telefone (83) 3206-0713. É necessário informar o nome e dados de contato para que o elogio seja registrado.
Confira as manifestações possíveis aos usuários por meio das Ouvidorias:
Acesso à Informação: solicitação de acesso a informações ou documentos públicos.
Solicitação: pedido de adoção de providências, de atendimento, de prestação de serviço ou esclarecimento de alguma dúvida.
Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços prestados pela Ebserh.
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviços ou à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desses serviços;
Elogio: demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço oferecido ou o atendimento recebido.
Denúncia: informação sobre prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes no âmbito da Ebserh.
Simplifique: solicitação de simplificação de serviços.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh