Notícias
CAMPANHA
Durante 4 dias a II SIPAT envolveu servidores em torno da segurança no trabalho
No período de 15 a 18 de abril, a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o apoio do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do Hospital Universitário Lauro Wanderley, promoveram a II Semana de Prevenção Interna de acidentes do Trabalho (II SIPAT). Diversas autoridades estiveram presentes a solenidade de abertura que foi realizada no auditório Lindbergh Farias do HULW. A superintendente, Dra. Flávia Pimenta, enalteceu a importância da semana. “Este é momento em que os funcionários param um pouquinho para lembrar da importância de cuidar melhor de sua saúde, e ter mais cuidado com relação aos acidentes e suas vidas. Estão de parabéns os organizadores e que nós possamos ter uma semana muito boa e produtiva!”
Com o tema “Comportamento 360° na Saúde e Segurança do Trabalho”, o evento trouxe discussões pertinentes e atuais que fazem parte do dia a dia do servidor que poderiam contribuir para a redução do risco de acidentes no trabalho. A Profa. da Escola Técnica de Saúde da UFPB, Dra. Ângela Amorim, palestrou sobre como deve ser feita a retirada de vítimas de uma UTI. “Hoje a CIPA do HU proporcionou um treinamento de sua brigada de incêndio, e isso realmente já deu uma boa margem de segurança, entretanto esse desenho que foi apresentado durante a minha palestra tornou-se essencial para que possamos sensibilizar os gestores, e deixar cercado a segurança que o paciente precisa ter ao sair da unidade caso exista algum tipo de incêndio de pequeno, médio ou grande porte.”
A Escola de Postura que atua na UFPB desde 1990 e que tem como coordenadora a Profa. Dra Maria Cláudia Gatto, também deu sua contribuição. “Quando a gente trabalha com a postura adequada, com postura correta, a gente consegue prevenir disfunções no nosso corpo. Então, a gente trouxe conhecimentos gerais sobre postura, sobre curvaturas da coluna, sobre preservar estas curvaturas, e de como seria a melhor postura para desempenhar nossas funções diárias.” Disse a estudante de Fisioterapia da UFPB, Maria Letícia Pinto.
Também foi aberto um campo de diálogos entre saúde mental e trabalho. “Nós tivemos a oportunidade de junto com os profissionais do HULW, pensarmos em estratégias para manter nossa saúde mental. Foi muito produtivo, foi uma palestra que realmente a gente pode escutar os trabalhadores. Eu tenho certeza que isso gerará bons frutos no futuro a partir do que foi discutido aqui.” Enfatizou a psicóloga organizacional Cláudia Maria Pereira.
Os primeiros socorros foram repassados na teoria e na prática pelos enfermeiros intensivistas do HU, Francisco Félix e Virgínia de Araújo. “A gente achou de extrema importância falar sobre essa temática, porque na verdade situações de urgência e emergência elas podem acontecer a qualquer hora e em qualquer local, e todos os funcionários do hospital precisam estar envolvidos nisso. Na verdade; é muito comum que as pessoas da área de saúde sejam treinadas no atendimento de urgência e emergência; mas esquecem que os leigos, pessoas que são do hospital e que não são da área de saúde, também precisam ter treinamento de primeiros socorros.” Reforçou Virgínia.
O enfermeiro Francisco disse que foi uma aula completa. “Falamos da parte de reanimação cardiopulmonar no adulto, na criança e no bebê. Das situações de parada cardiorrespiratória, abordamos a parte de desobstrução das vias aéreas no famoso engasgo no adulto, no bebê, em gestantes e obesos. Foi abordado também o que deve ser feito na parte de ferimentos e hemorragias, entre outras situações de emergência.”
Também aconteceram entre as palestras várias ações voltadas para a qualidade de vida do servidor. A assistente administrativa Angelita Feijó aproveitou o intervalo para participar do Momento de Beleza. “Muito boa a ação, tô pintando minha unha, já cortei meu cabelo, faça mais ações como essa viu CIPA!”
A enfermeira Thais de Almeida também foi agraciada. “Um evento maravilhoso de valorização do profissional, que inclui não só a conscientização das ações de prevenção dos acidentes e dos problemas relacionados ao trabalho; mas também de embelezamento para nós profissionais. Já tô esperando para o próximo ano!”
“A CIPA está de parabéns e o evento está maravilhoso! Hoje eu fiz a massagem facial e dei nota 10 as profissionais da beleza!” Disse satisfeita a Técnica em enfermagem Glaucia Ferraz Viana.
Durante o evento que teve uma média de 500 participantes. Aconteceram também momentos de ginástica laboral, de relaxamento e uma oficina sobre saúde mental. Além disso foram oferecidos testagem rápida de HIV, hepatite B, sífilis e sorteio de diversos brindes.
No último dia da SIPAT, as equipes da CIPA e do SOST realizaram um passeio por diversos setores do HU para testar os conhecimentos dos servidores. Eram feitas perguntas sobre a segurança do trabalho e distribuídos brindes a todos que acertavam. Logo em seguida a semana foi finalizada com uma palestra sobre NR32 ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho, Elisandro da Rosa Moreira . Durante sua palestra ele falou da necessidade de reforço da campanha “Adorno Zero” que vem sendo feita a algum tempo no HU Lauro Wanderley. A campanha trata da eliminação do uso de adornos no ambiente hospitalar para diminuição do risco de infecções.
A coordenadora do ambulatório e presidente da CIPA, enfermeira Thaís Grilo Moreira, disse estar muito feliz com a proporção que o evento alcançou. “Boa parte dos funcionários conseguiu compreender a importância do evento, conseguimos ter uma adesão maior do que o ano passado, isso já nos traz uma grande satisfação! Esperamos que no próximo ano os funcionários se envolvam ainda mais para que juntos possamos reduzir ao máximo os riscos de acidentes relacionados ao trabalho.”
Clique aqui e tenha acesso ao albúm da II SIPAT
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.