Notícias
TECNOLOGIA EM SAÚDE
HULW inicia implantação do AGHU11 com foco na segurança do paciente e no aprimoramento da assistência
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a implantação do AGHU11, a versão mais recente do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários. A atualização representa a evolução do sistema anteriormente utilizado (AGHUX) e incorpora avanços relevantes voltados à segurança do paciente, à proteção das informações assistenciais e ao fortalecimento da gestão hospitalar.
O AGHU11 agrega aproximadamente 197 novas funcionalidades, com destaque para mecanismos que ampliam a segurança clínica e a rastreabilidade das informações. Entre as melhorias implementadas, destacam-se a ampliação de alertas assistenciais — como notificações de alergias e outras informações críticas —, o reforço no controle de acesso aos prontuários, a restrição de acessos simultâneos e o aprimoramento da gestão de perfis de usuários. A nova versão também introduz recursos de identificação visual dos pacientes por meio do cadastro de fotografias, contribuindo para a prevenção de incidentes e para a qualificação do cuidado.
No período de 9 a 11 de fevereiro, uma equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realizou visita técnica ao HULW como parte do projeto de implantação do sistema. A atividade marcou o início da fase de mapeamento dos processos organizacionais, bem como do alinhamento técnico-operacional entre as equipes envolvidas.
De acordo com o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HULW, Samyr Delfino, “durante a visita, foram realizadas atividades estratégicas previstas no projeto, com foco no planejamento, na integração das equipes e no estabelecimento das bases necessárias para a implantação do novo sistema”.
Segundo o coordenador de Sistemas de Informação, unidade vinculada à DTI, Luiz Bernardo Viamonte, o HULW-UFPB será o primeiro hospital da Rede Ebserh a operar o AGHU11. “É o primeiro software de prontuário eletrônico em saúde pública com certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS. Entre os pontos de melhoria estão alertas de medicação e de alergias, relatório de notificação compulsória, aprazamento de medicamentos e termo de consentimento”, explicou.
A implantação teve início nesta semana, com previsão de conclusão em 26 de abril. A nova versão consolida a evolução do prontuário eletrônico institucional, incluindo funcionalidades como alertas de medicação, aprazamento de medicamentos, relatórios de notificação compulsória e termos de consentimento, além da incorporação de novos módulos assistenciais, entre eles o módulo de nutrição, atualmente em fase final de desenvolvimento.
Na última terça-feira (10), a equipe da DTI, composta por Luiz Bernardo Viamonte e pelas enfermeiras Lorena Carvalho Braga e Cláudia Lemos Nascimento, do Serviço de Saúde Digital e Inteligência de Dados, realizou uma apresentação técnica do sistema à gestão do hospital e aos profissionais envolvidos no projeto de implantação. O encontro teve como objetivo promover o alinhamento institucional, apresentar as funcionalidades do AGHU11 e esclarecer aspectos operacionais. Na ocasião, também foram compartilhados com a equipe da Sede os processos de negócio desenvolvidos no HULW.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh