Notícias
Ebserh em Ação: Agora tem Especialistas
Mutirão do Dia E mobilizou HUL com mais de 50 atendimentos pelo SUS
Lagarto (SE) – O Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizaram ao todo 56 atendimentos no mutirão Dia E, no último sábado (5). Foram 14 cirurgias (quatro colecistectomias por vídeo, duas herniografias inguinais, uma histerectomia, quatro cirurgias de rabdomiossarcoma [RMS], uma exérese de lesão e dois procedimentos ortopédicos de urgência) e 42 exames (17 tomografias, 12 ultrassonografias e 13 ecocardiogramas).
A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação, realizado nos 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) geridos pela estatal, e permitiu a realização de 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias. Mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde atuaram.
“Aqui no estado do Sergipe, acontecendo simultaneamente tanto no HUL como no HU em Aracaju, esse grande esforço nacional que mobiliza os Ministérios da Saúde, da Educação, dentre outros, com foco, ao final, que é uma assistência de qualidade, garantindo que os pacientes cheguem no menor tempo possível ao cuidado que necessitam”, comentou o chefe do Serviço de Contratualização Hospitalar da Ebserh, Fábio Landim.
“A vinda destes pacientes para fazer esses procedimentos, tanto cirúrgicos como os exames, é via central de regulação do Estado. Estamos tentando ajudar esses pacientes, de vários municípios, que já estão aguardando algum tempo esses procedimentos, que essas pessoas possam resolver os seus problemas de saúde neste dia”, explicou a superintendente do HUL-UFS, Sandra Aiache Menta. Sobre a previsão de outros mutirões como este, ela completa: “Neste ano ainda, nós teremos mais dois momentos do Ebserh em Ação, onde, novamente, os hospitais da Ebserh vão estar oferecendo cirurgias eletivas e exames a nível nacional. Este é um trabalho conjunto com o Sistema Único de Saúde, a dignidade e redução de filas para os usuários”.
“Hoje, o objetivo [do Dia E] é de redução de filas e de ensinamento. Contamos com os nossos residentes de cirurgia geral, para treiná-los e no futuro, com fé em Deus, estarem ao nosso lado, operando como cirurgiões”, observa a médica cirurgiã do HUL, Lorenna Lim. Sobre a importância dos mutirões, Lorenna comenta de forma bem humorada: “Nosso objetivo não é apenas atender, é melhorar a qualidade de vida do paciente e ele ‘esquecer’ que foi tratado, não ficando com sequela de tratamento, não ficar vindo várias vezes, mas vir, tratar comigo e ter aquela lembrança boa. ‘Uma vez conheci aquela doutora, mas graças a Deus, nem me lembro que existia essa doença que eu tive”, brinca.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.