Notícias
GESTÃO
Diálogos em Rede: Evento debate escuta ativa, integridade e controle interno no HUJB-UFCG
Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sediou nos dias 11 e 12 de setembro o evento “Diálogos em Rede”. Foram dois momentos de discussão, organizados pela Ouvidoria e Auditoria do hospital.
Na manhã do dia 11, o evento foi pensado para promover o diálogo, a escuta ativa e o fortalecimento dos vínculos institucionais, além da integridade entre a rede de ouvidorias e a Corregedoria da Ebserh, bem como, fomentar a transparência e desenvolver competência dos colaboradores para a melhoria do desempenho institucional. Os temas discutidos foram “O Papel da Ouvidoria no Âmbito da Rede Ebserh”, explanado pelo ouvidor geral da empresa, Diego Rezende, e “O Papel da Corregedoria no Âmbito da Rede Ebserh”, abordado pelo corregedor geral da Ebserh, Reonauto Junior.
O ouvidor geral da Ebserh destacou ser importante conhecer o trabalho da Ebserh realizado nos hospitais da Rede. “Trabalhei por sete anos em outra unidade hospitalar da Rede Ebserh e já vivenciei as dificuldades e realidades que acontecem nos hospitais. Por isso, é muito importante que a Sede se faça presente aqui e é isso que viemos fazer: orientar e conhecer bem as dificuldades vividas aqui no HUJB-UFCG”, disse Diego Rezende.
Aspectos Práticos do Controle Interno
O segundo momento do evento “Diálogos em Rede”, na manhã do dia 12, abordou a temática “Aspectos Práticos do Controle Interno: Fortalecendo a Governança e a Integridade no HUJB-UFCG”. O foco foi integrar os atores envolvidos no controle interno da instituição, promover transparência em relação ao trabalho realizado e desenvolver competências dos colaboradores para a melhoria do desenvolvimento institucional.
As atividades foram iniciadas pelo auditor-chefe do HUJB-UFCG, Eudes Gonçalves, o superintendente do HUJB-UFCG, Luiz Jardelino Neto, e o reitor da UFCG, Camilo Farias. Na sequência, as discussões foram tocadas pelo auditor geral da Ebserh, Marcus Braga; o ouvidor geral da Ebserh, Diego Rezende; o auditor-chefe do HULW-UFPB, Gabriel Wright; a chefe do Setor de Governança e Estratégia do HUJB, Patrícia Oliveira; o corregedor geral da Ebserh, Reonauto Junior; e o superintendente da CGU - Regional PB, Rodrigo Paiva.
O auditor-chefe do HUJB-UFCG, Eudes Gonçalves, evidenciou que o “Diálogos em Rede”, no âmbito da auditoria, objetivou aproximar esta área dos demais agentes de integridade e dos gestores colaboradores, além de sensibilizar sobre nossas atividades de modo a fortalecer e agregar valor ao HUJB-UFCG.
Segundo Marcus Braga, auditor geral da Ebserh, o termo auditoria virou sinônimo de investigação, o que é extremamente incorreto e impróprio em relação às normas que pautam a Auditoria. Para ele, apesar de muitas pessoas acharem que a auditoria é um identificador e apontador de erros, esse não é o seu papel. O auditor geral frisou ainda que a auditoria existe para trazer estabilidade e precisa gerar confiança. “Precisamos identificar os problemas e as fragilidades para podermos agir. Essa é a essência protetiva da nossa atividade. Se eu somente aponto o problema, não desempenharei completamente minha função. Preciso construir com a ponta a solução para aprimoramento daquela salvaguarda”, disse.
Para o superintendente do HUJB, Luiz Jardelino Neto, “esses momentos são fundamentais para que fique mais evidente nos hospitais a necessidade da integração que deve existir entre as unidades hospitalares e entre esses hospitais e a Sede da Ebserh”. Ele acrescentou que as realidades dos hospitais são extremamente peculiares e, por isso, esse diálogo constante e a interação contínua e ativa visam fortalecer mais a rede de hospitais administrados pela Ebserh.
Palestras
Foram realizadas as seguintes palestras: “Auditoria Interna Governamental como Instrumento de Cuidado”, ministrada pelo auditor geral da Ebserh, Marcus Braga; “O Papel da Ouvidoria e a Integração com os Órgãos de Controle”, com o ouvidor geral da
Ebserh, Diego Rezende; “A Dinâmica das Unidades de Auditoria Interna sob a Ótica do HULW-UFPB”, com o auditor-chefe do HULW-UFPB, Gabriel Wright; “Governança e Controle: A Atuação do SeGov na Segunda Linha de Defesa”, com a chefe do Setor de Governança e Estratégia do HUJB, Patrícia Oliveira; “Integridade e Controle na perspectiva da Corregedoria”, com o corregedor geral da Ebserh, Reonauto Junior; “A Experiência da CGU no Fortalecimento da Cultura de Integridade na Área de Saúde”, proferida pelo superintendente da CGU - Regional PB, Rodrigo Paiva;
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.