Notícias
AVAQUALIS
Comissão explica trabalhos e importância da avaliação da qualidade em encontro no HUJB-UFCG
Gestores tiveram oportunidade de conhecer melhor o processo de avaliação interna e tirar dúvidas com os avaliadores
Cajazeiras (PB) - A Comissão de Avaliação Interna de Gestão da Qualidade (CIAQ) do Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma ação de divulgação dos trabalhos que vem desenvolvendo na instituição, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre a importância deste processo, além de apontar essas atividades como uma oportunidade de melhoria contínua. O encontro foi realizado no anfiteatro da instituição.
A Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis) é um processo institucional conduzido anualmente em toda a rede Ebserh, com o objetivo de avaliar e monitorar os processos organizacionais, assistenciais, administrativos e de apoio, por meio de critérios estruturados, alinhados às boas práticas de gestão da qualidade. Este processo visa identificar oportunidades de melhoria, reconhecer práticas exitosas e promover o fortalecimento da cultura da qualidade, da segurança do paciente e da excelência nos serviços prestados.
A enfermeira do Setor de Gestão da Qualidade e coordenadora da CIAQ no HUJB-UFCG/Ebserh, Fernanda D'Arleane Tavares de Luna, disse que o objetivo do encontro foi sensibilizar os participantes sobre os princípios que normatizam a AVAQualis, apresentar a comissão e o processo de avaliação, divulgar resultados e mostrar experiências exitosas. “Foram trabalhados os objetivos da avaliação, o passo a passo e outros itens, como os requisitos para atingir o nível de conformidade”, disse.
Segundo ela, além de sensibilizar os gestores sobre o processo, o objetivo do encontro foi desconstruir a ideia da avaliação como um processo feito para quantificar e categorizar, mas mostrar que tem o objetivo de criar uma cultura de qualidade fortalecida dentro da instituição. “O objetivo é entender a avaliação como uma chance de apontar oportunidades de melhorias. O gestor tem oportunidade de pensar, mesmo estando conforme, o que ele ainda pode fazer para melhorar ou avançar ainda mais”, explicou a coordenadora.
“Mostramos que uma das funções da avaliação é justamente ajudar os gestores a visualizar ainda mais oportunidades de melhoria, a visualizar por onde que ele tem que trabalhar para melhorar, para continuar avançando e conseguir maturidade na visão de qualidade”, concluiu Fernanda Luna.
No encontro, os avaliadores apresentaram os resultados da 5ª AVAQualis, que apresentou melhoras significativas e está avançando em relação aos anteriores. “Mas também foi solicitado a todos os gestores que revisassem o resultado, olhem para a coluna onde são pontuadas as oportunidades de melhoria, independente de estar conforme ou não”, acrescentou.
Segundo ela, na oportunidade, os avaliadores destacaram os resultados da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUJB como uma experiência exitosa, atingindo 100% de conformidade. “Foi relatado como foi o processo com foco no Manual de Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, como eles focaram nas orientações dos requisitos”, explicou Fernanda Luna.
“O que a gente queria deixar realmente claro é que a comissão tem trabalhado dentro dos parâmetros e princípios recomendados pela Gestão da Qualidade e que a avaliação não seja vista como um processo que categoria e julga mas, pelo contrário, é uma avaliação que qualifica, que pontua processos e que busca apontar oportunidades de melhoria para além de quantificação”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social