Endocrinologia, Diabetes e metabologia
A linha de pesquisa em Endocrinologia, Diabetes e Metabologia destacou-se no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) tanto pelo volume quanto pela diversidade de projetos conduzidos. Reconhecida como estratégica devido à alta prevalência de doenças endócrinas e metabólicas na população brasileira, especialmente entre os pacientes atendidos pelo HUAC, essa linha desempenha um papel crucial na geração de conhecimentos que promovem o aprimoramento do atendimento médico, o desenvolvimento de terapias inovadoras e a disseminação da educação em saúde.
Além de sua contribuição científica, essa linha busca impactar diretamente na formação de alunos, residentes e profissionais da saúde, cumprindo sua função no tripé acadêmico: assistência, ensino e pesquisa. Essa integração reforça a missão institucional do HUAC de atuar como referência em cuidado à saúde, formação de recursos humanos qualificados e produção de ciência aplicada.
Entre as pesquisas realizadas no HUAC no período de 2021 a 2024, foram identificados 19 projetos cujas principais palavras-chave estão representadas na nuvem de palavras abaixo. Essas palavras refletem as áreas de maior relevância e os temas de destaque abordados pelos pesquisadores, evidenciando o alinhamento das investigações com as demandas de saúde prioritárias.

Fluxos de participações
O fluxo para a realização de projetos na linha de pesquisa se dará por duas vias principais:
- Aluno interessado em pesquisa na linha:

-
Pesquisador interessado em pesquisa na linha:

Portfólio de pesquisadores cadastrados
Portfólio dos pesquisadores da linha de pesquisa em endocrinologia