Notícias
QUALIDADE
Rede Ebserh realiza 6ª edição da AVAQualis
Qualidade e segurança são dimensões indissociáveis do cuidado em saúde. Imagem ilustrativa: Freepik.
Brasília (DF) - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza, entre os dias 17 de novembro e 19 de dezembro, a 6ª edição da Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis). A iniciativa integra o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali) e é considerada uma ferramenta estratégica para fortalecer a cultura de melhoria contínua nos hospitais universitários federais (HUF) da Rede Ebserh. Em 2025, a avaliação interna ganha destaque durante as comemorações do Dia Mundial da Qualidade, celebrado em 13 de novembro.
De acordo com o Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ) da Ebserh, a AVAQualis 2025 concentra-se nas linhas de cuidado perinatal, cirúrgica, oncológica, de urgência e emergência. A mobilização envolve todas as unidades administradas pela estatal e está alinhada com as Linhas de Cuidado priorizadas no Plano de Negócios da Ebserh e as diretrizes da Portaria-Sei nº 35/2021, que regulamenta as etapas de planejamento, execução e análise dos resultados.
Assim como nas edições anteriores, o trabalho será conduzido por profissionais das equipes locais. “As Comissões de Avaliação Interna da Qualidade constituídas em cada hospital vão realizar a verificação de conformidade de uma determinada lista de requisitos do Manual do PGQuali”, relata a chefe de Serviço de Gestão da Qualidade, Márcia Amaral Dal Sasso.
Márcia lembra que a avaliação interna é periódica e não tem caráter fiscalizatório ou punitivo. E que “os resultados obtidos pela AVAQualis – consolidados em relatórios encaminhados à Superintendência do Hospital Universitário e à Administração Central da Ebserh – são fundamentais para refletir a realidade dos HUF, considerando o grau de conformidade dos processos e identificando oportunidades de aprimoramento”.
Ferramentas de gestão e programas corporativos
Criado em 2018, o PGQuali encontra na AVAQualis uma de suas principais ferramentas. No entanto, o programa não atua de forma isolada. E, segundo a chefe de Serviço de Gestão da Qualidade, a atuação da Ebserh tem incorporado instrumentos para atendimento das diretrizes nacionais, além de motivar ações próprias para fortalecimento da segurança do paciente e da gestão da qualidade.
“Nesse contexto, a AVAQualis representa uma etapa importante do compromisso da Rede Ebserh com a melhoria contínua. Trata-se de uma intervenção que busca fortalecer práticas seguras, promover a aprendizagem institucional e apoiar cada hospital na entrega de um cuidado cada vez mais qualificado aos pacientes do SUS”, acrescenta Márcia.
Qualidade em saúde: um compromisso com a segurança e o cuidado centrado na pessoa
A gestora observa ainda que qualidade e segurança são dimensões indissociáveis do cuidado em saúde. Isso porque a proposta é de identificar todos os procedimentos de saúde sujeitos a riscos e adotar medidas sistemáticas para mitigá-los, considerando as prioridades nacionais e locais.
“Entre as metas globais da OMS, estão as de aplicar princípios de gestão da qualidade e métodos científicos de melhoria para aprimorar os serviços e resultados clínicos; fornecer orientação e apoio de liderança para programas anuais de melhoria da segurança do paciente; e avaliar e disseminar as lições aprendidas com iniciativas de qualidade e segurança em todo o sistema de saúde”, exemplifica.
Indicadores internacionais
De acordo com a OMS, qualidade em saúde é o grau em que os serviços de saúde para indivíduos e populações aumentam a probabilidade de desfechos desejáveis de saúde e estão em conformidade com o conhecimento profissional atual. “Assim, qualidade não se restringe à segurança do paciente: ela também envolve equidade e cuidado centrado na pessoa — princípios que orientam o trabalho desenvolvido pelo SGQ e pelas equipes dos Setores de Gestão da Qualidade (STGQ) dos HUF”, frisa Márcia.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Elisa Andrade com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh